saude-alimentos-desitoxicar-corpo-festas-final-de-ano-sortimentos-foto-reproducao-internet-600x350-1

Durante o período de festas de final de ano é comum as pessoas exagerarem na alimentação, afinal é difícil dizer não aos vários convites para as confraternizações de amigos secretos, festas da empresa, reuniões familiares, enfim, fica difícil resistir ao peru, arroz com castanhas, taças de espumante e por aí vai. A preocupação com a dieta e os efeitos do exagero logo aparecem. A mesa da ceia bem servida e com fartura esconde vilões como sal, gordura, com destaque para a gordura saturada e o açúcar. No dia seguinte é comum acordar com sinais de inchaço, cansaço, dores de cabeça, desconforto abdominal e gases.

Esses efeitos se devem ao acúmulo de toxinas no corpo. A alimentação adequada no período pós-festas é fundamental para auxiliar o organismo a eliminar essas toxinas e garantir o restabelecimento do bom funcionamento das funções orgânicas e evitar o tão temido ganho de peso deste período de festas. Além de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e uma boa hidratação, algumas atitudes potencializam a eliminação dessas toxinas. Quem dá as dicas é a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Cibele Regina Laureano Gonsalves.

Pela manhã, tome uma xícara de chá de água morna com limão espremido dentro e uma raspinha de gengibre. Mantenha sua alimentação diária saudável, comendo em intervalos regulares de três em três horas e não fique em jejum.

Aumente o consumo de verduras e legumes que aumentam a detoxificação: brócolis, couve-flor, couve, repolho, agrião, rúcula, alface, chicória, brotos e folhas de mostarda, pois estimulam enzimas no fígado responsáveis pela eliminação de toxinas de maneira mais rápida. As verduras amargas, como o agrião e a rúcula ativam o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e auxiliam na eliminação de toxinas, além de ajudar no processo de digestão.

Aumente a hidratação, consuma pelo menos 10 copos de água por dia nos intervalos das refeições, e consuma alimentos ricos em potássio, como: banana, mamão, ameixa, melão, frutas secas. O consumo frequente desses alimentos aliado ao aumento da hidratação auxiliam na diminuição de retenção de líquido (inchaço).
Confira abaixo alguns alimentos que não são recomendados nesse período.

· Evite o café neste período de detoxificação. A cafeína prejudica o processo de eliminação das toxinas. E pode diminuir o sono.

· Prefira consumir carnes magras como peixes e frango sem pele, dando preferência as formas de preparo grelhada, assada, cozida.

· Corte refrigerante e as bebidas alcoólicas. Essas bebidas contêm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diet, light, zero.

· Enriqueça a alimentação com alimentos termogênicos, que auxiliam na aceleração do metabolismo, como: gengibre, canela, chá verde, pimenta vermelha.

Essas atitudes são fáceis de seguir e auxiliam você a manter o corpo mais equilibrado, garantindo mais pique para as atividades do dia-a-dia e maior qualidade de vida. Vale lembrar que o que realmente nos engorda é o período entre o Ano Novo até o próximo Natal, e não apenas nessa semana de festa, afinal não se pode culpar uma semana pelo que se faz ao longo de um ano. O profissional nutricionista é o mais indicado para te acompanhar e orientar para que você tenha mudanças de hábito alimentar de forma saudável. Sempre siga orientações nutricionais de um profissional nutricionista.

Foto: Reprodução Internet