Santos Notícias Réveillon 2021 : Bar e espaço de eventos multados por aglomeração, fiscalização de veículos de turismo e pessoas sem máscara

Prefeitura de Santos
Prefeitura de Santos

Santos Notícias Réveillon 2021 : Bar e espaço de eventos multados por aglomeração, fiscalização de veículos de turismo e pessoas sem máscara

Fiscais constataram aglomeração de pessoas, que não usavam máscara.

Por descumprirem o protocolo sanitário de prevenção à covid-19, um bar, no Gonzaga, e um espaço de eventos, no Centro, em Santos, foram intimados a esvaziar o espaço imediatamente e multados em R$ 10 mil (cada) na madrugada deste domingo (27). Os fiscais constataram aglomeração de pessoas, que não usavam máscara, acessório cujo uso é obrigatório em Santos desde 1º de maio.

A ação, que faz parte das atividades rotineiras de fiscalização, foi realizada pelo Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria de Finanças, e pela Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar. Outros locais também passaram por fiscalização.

Outro bar, também no Gonzaga, foi intimado a encerrar as atividades por ter passado do horário permitido (meia-noite).

As barreiras sanitárias implantadas em Santos para o período pré e pós-Natal se encerraram neste domingo (27). Desde 24 de dezembro, oito veículos foram orientados a retornar na barreira implantada no bairro do Saboó (entrada da cidade) e outros dois, no José Menino (Emissário Submarino). Neste domingo (27), três veículos foram abordados no Saboó, dos quais dois comprovaram motivos de trabalho. Um deles, com turistas, foi orientado a retornar. Já no José Menino, dois veículos entraram após comprovação de motivo de saúde.

O objetivo da ação é impedir a passagem de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo não autorizados, de forma a evitar aglomerações nas praias da cidade e a disseminação da covid-19. Desde o final de novembro, a Secretaria Municipal de Turismo não concede novas autorizações para veículos com turistas de um dia.

As barreiras serão retomadas no próximo dia 31, sendo normalmente implementadas no próximo final de semana (2 e 3 de janeiro). Desde 28 de novembro, quando voltaram a ser realizadas aos finais de semana em Santos, 113 veículos foram abordados pela GCM, em parceria com a Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego. Trinta e sete recuaram.

De 24 a 26 de dezembro, foram realizadas 745 abordagens pela Guarda Civil Municipal a pessoas que não estavam usando máscaras. Deste total, quatro foram multadas pela falta do acessório ou recusa em utilizá-lo após a orientação.