Fernando Pessoa é tema de mostra no Santander Cultural Porto Alegre

Fernando Pessoa

Santander Cultural Porto Alegre

Na reta final de 2018, o Santander Cultural Porto Alegre ( Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico ), celebra os 130 anos de nascimento do mais universal poeta português com a exposição Fernando Pessoa – a minha arte é ser eu. De 24 de outubro até 30 de dezembro de 2018, um surpreendente e rico acervo pertencente à Coleção Lecticia e José Paulo Cavalcanti, revela mais um tesouro que o Brasil guarda em suas coleções particulares.

Com Curadoria de Ceres Storchi, a mostra apresenta o poeta, escritor, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial e crítico literário em toda a sua extensão. Um dos recursos narrativos é a contextualização cenográfica de aspectos do cotidiano e imaginário de Fernando Pessoa.

Por meio de um recorte com cerca de 400 itens, a mostra traz o universo do escritor e propõe que o visitante projete suas relações afetivas conectadas ao mundo do poeta. Uma das propostas da exposição é passear pela Lisboa de Fernando Pessoa e viver um pouco do seu tempo, numa ambiência cartográfica que investiga sua rica produção e suas relações no contexto cultural da época.

Essa construção narrativa está traduzida por meio do acervo do biógrafo e colecionista José Paulo Cavalcanti. Sua coleção, uma das mais importantes fora da Biblioteca Nacional de Portugal, faz perceber a singularidade da composição do universo literário e artístico português, para viver e conhecer Fernando Pessoa nos objetos, publicações e manuscritos.

A exposição Fernando Pessoa – a minha arte é ser eu, também oferece ao público a oportunidade de viver ou reviver a multiplicidade do autor na autoria de poemas com seus 136 heterônimos, entre os mais conhecidos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Vale destacar que o escritor, traduzido em mais de 40 idiomas, tem reconhecimento internacional e uma escrita em permanente construção, no estudo e pesquisa desenvolvidos em universidades americanas, europeias e latino-americanas.

Nos dias 24 de outubro, 8 e 9 de novembro, o Seminário Fernando Pessoa Múltiplo com curadoria de Lawrence Flores Pereira reúne mesas com nove ministrantes conhecedores da vida e obra do poeta português. As inscrições são gratuitas mediantes inscrições antecipadas.

Fernando Pessoa – a minha arte é ser eu
:: Abertura para convidados: 23 de outubro, terça-feira, das 19h às 21h
:: Período de visitação: 24 de outubro até 30 de dezembro
:: Grande hall Santander Cultural
:: Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico | Porto Alegre RS
:: Aberto ao público com entrada franca de terça a sábado, das 10h às 19h e domingo, das 13h às 19h. Não abre segunda e feriado.
:: Mais informações : 51 3287.5500 ou scultura@santander.com.br

.