Porto Alegre – Metroclima prevê o retorno da chuva na noite de sábado

cidade-baixa-porto-alegre-copa-do-mundo-2014
A onda de calor que marcou o mês de agosto em Porto Alegre está chegando ao fim. A previsão do Sistema Centro Integrado de Comando – Ceic/Metroclima é que a chuva volte à cidade na noite de sábado (15.08.15), com precipitações passageiras até a quarta (19.08.15), quando chega uma massa de ar seco e frio. Os volumes devem ser baixos, sem riscos de maiores transtornos para a população. Na terça-feira, 18, a chuva deve ser acompanhada de trovoadas. O Ceic está monitorando a evolução do quadro, que até o momento não é preocupante.
 
 
Sexta-feira (14.08.15)
Apesar do calor fora do normal para a época do ano, as temperaturas máximas no dia não chegaram aos 30ºC como nos últimos dias. A máxima nas estações do Metroclima foi de 29,5ºC, às 15h30, no bairro São João. Sábado (08.08.15), foi o dia mais quente de agosto em 105 anos em Porto Alegre, desde que o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições. A intensa, prolongada e atípica onda de calor foi causada por um bloqueio atmosférico que trouxe muito ar quente e seco para a cidade, e chegou a antecipar em semanas a floração da primavera.
 
Confira a previsão para os próximos dias:
:: Sábado (15/8): O sol aparece com nuvens e se espera maior aumento da nebulosidade na segunda metade do dia. Não se afasta a instabilidade à noite. Mínimas de 18ºC a 20ºC com máximas de 24ºC a 26ºC na cidade.
:: Domingo (16/8): Muitas nuvens em Porto Alegre com possibilidade de chuva, sobretudo entre a madrugada e de manhã. No decorrer do dia o tempo pode apresentar períodos de melhoria, com aberturas de sol, sobretudo à tarde. Mínimas de 15ºC a 17ºC com máximas de 20ºC a 22ºC.
:: Segunda-feira (17/8): Dia de sol e nuvens, mas podem ocorrer períodos nublados. Alguns dados sugerem chance de precipitação passageira. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 27ºC a 29ºC durante a tarde.
:: Terça-feira (18/8): O sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e não se afasta a chance chuva com trovoadas no final do dia. Mínimas de 17ºC a 19ºC com máximas de 23ºC a 25ºC em Porto Alegre.
:: Quarta-feira (19/8): O dia começa com nuvens e chance de chuva ou garoa, mas a nebulosidade diminui e o sol aparece ao longo da quarta acompanhado de nuvens. Ar mais frio ingressa e traz queda de temperatura. Máximas ao redor de 20ºC e mínimas no final do dia de 13ºC a 15ºC.
:: Quinta-feira (20/8): Massa de ar seco e frio define as condições do tempo. O sol aparece em Porto Alegre com nuvens esparsas. A madrugada é fria com mínimas de 10ºC a 12ºC. A tarde amena tem máximas ao redor de 20ºC.