São Francisco do Sul : notícias temporada verão 2019

São Francisco do Sul Turismo Verão
São Francisco do Sul -Turismo Verão – foto MinTur

São Francisco do Sul verão 2019

Notícias temporada verão 2019 em São Francisco do Sul, litoral catarinense

São Francisco do Sul já está sendo preparada para a temporada de verão. Temas relacionados à infraestrutura, trânsito, segurança, regulamentação de ambulantes, quiosques e diversões náuticas vêm sendo discutidos pela Comissão de Verão desde agosto. Para a temporada 2018/2019, o Município lança o projeto “Sou + São Chico”, série de ações recreativas, esportivas e turísticas para valorizar ainda mais a cidade e ampliar o sentimento de pertencimento dos moradores e turistas que visitam a região.

SOU + SÃO CHICO
Para iniciar a temporada, no dia 22 de dezembro, será lançada a ação “Sou + São Chico Verão”, que busca trazer mais vida e atividades diversas para as praias de São Francisco do Sul. A abertura ocorrerá às 19h, na praça da Ponte da Enseada. Logo em seguida, às 22h, a banda São Chico Groove se apresenta no Palco da Enseada.

Na semana entre Natal e Ano Novo, a Enseada será contemplada com atrações musicais de rock, pagode e sertanejo, aulão de zumba, ginástica na praia, caminhada e atividades recreativas. No Ervino, a programação também está repleta de jogos esportivos e recreação, caminhadas e ginásticas na praia.

RÉVEILLON 2019 EM SÃO FRANCISCO DO SUL
Na noite de Réveillon, os moradores e turistas vão poder acompanhar o show de fogos no Centro Histórico e na região das praias. Na Enseada, a partir das 21h, a animação vai ficar por conta da apresentação do DJ R. Vargas e Ney Soarez e Banda. Na Vila da Glória, a partir das 20h, o DJ Rafael Ramos e a Banda Reluz prometem movimentar a virada de ano. E no Centro Histórico, a partir das 21h, o público vai acompanhar a apresentação do DJ Fabinho e da Banda Soul Assim.

TURISMO
São Francisco do Sul recebeu mais de dois milhões de visitantes de novembro de 2017 a março de 2018. Atualmente, a cidade conta com pouco mais de 50 mil habitantes, mas na temporada de verão a população aumenta consideravelmente.

– – –
Confira opções de preços e condições de pagamento para hospedagem em São Francisco do Sul no Natal, Réveillon e Férias de Verão
– – –

.

São Francisco do Sul Turismo Verão
São Francisco do Sul -Turismo Verão – Foto MinTur

.

ATENDIMENTO AO TURISTA
No Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da orla da Enseada, o horário de funcionamento será diário das 9h às 19h. Já no dia 24 e 31 o CAT da Enseada funcionará das 09h às 12h, e no dia 25 e 1º estará fechado. No CAT Rocio Grande, localizado na Avenida Dr. Nereu Ramos, o horário será das 09h às 17h. O espaço estará fechado nos dias 24, 25, 31 e 1º.

SEGURANÇA
A Polícia Militar não divulgou o número de policiais que irão reforçar a segurança de São Francisco do Sul na temporada de verão.

SAÚDE
Na saúde, os equipamentos públicos, como, por exemplo, unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), seguem o cronograma de trabalho da Prefeitura, sendo dia 21 de dezembro o último dia de trabalho de 2018. O expediente retorna normalmente no dia 7 de janeiro. No entanto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rodovia Duque de Caxias, s/n – Sandra Regina, e o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), Rua Manoel Antonio Bueno, s/n – Rocio Grande, continuam com atendimento 24h neste fim de ano. Na escala de curativos, a UPA contará com atendimento diário no período da manhã, das 9h às 11h, e o Hospital no período da tarde, das 13h às 15h.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A concessionária responsável pelo abastecimento de água em São Francisco do Sul, a Águas de São Francisco, investiu um total de R$ 9,9 milhões em melhorias para a temporada. A empresa ampliou a rede de abastecimento em 35 quilômetros e revitalizou a Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende a praia do Ervino, onde também foi ampliado o sistema. A Águas de São Francisco prevê também ampliar o atendimento nas lojas do Ervino, Vila da Glória e Enseada, com abertura das lojas também aos sábados, nos meses de dezembro e janeiro. No Ervino, o atendimento aos sábados será das 8h30 às 17h, na Gerência do Ervino, localizada na Avenida Acaraí, s/n, próximo à escola e ao posto de saúde. Já na Vila da Glória, o atendimento será às terças e quartas-feiras, das 9h às 16h30, no posto localizado ao lado da lotérica. Na praia da Enseada, quintas, sextas e sábados, das 8h30 às 17h, no Espaço Cultural Casa de Praia, localizada na Avenida Santa Catarina, 1271.

COLETA DE LIXO
A empresa responsável pela limpeza urbana do Município, a Ambiental, fará coleta de lixo diária nos balneários entre 16 dezembro a até 10 de março. Nas praias estão sendo instaladas 300 lixeiras, enquanto a limpeza urbana recebe um aumento de mais de 100 funcionários na temporada.

.

São Francisco do Sul Turismo Verão
São Francisco do Sul -Turismo Verão – Foto PMSFS

.

TURISMO E HISTÓRIA
São Francisco do Sul, carinhosamente apelidada de São Chico, é uma cidade portuária e uma das vilas mais antigas do país. O município catarinense foi descoberto em 1504 e encanta os turistas com seus belos casarões do período colonial português, além de suas praias.

O Centro Histórico, tombado pelo Iphan, preserva as cores de um rico patrimônio arquitetônico da cultura açoriana. Entre as principais construções, destaque para a Igreja Nossa Senhora da Graça, construída em 1699 e um dos cartões postais da cidade. O local abriga também o Museu Nacional do Mar, onde estão expostas embarcações que representam a história da navegação e a relação do homem com o mar.

Entre os outros atrativos turísticos estão o Forte Marechal Luz, construído em 1909 para proteger a Baía de Babitonga, e o Museu Histórico, que preserva a história da cidade. A ilha de São Francisco do Sul, com a Baía de Babitonga também oferece belas praias.

A Praia Grande é a maior da cidade, com 25 quilômetros de orla. As praias mais agitadas são as da Enseada e de Ubatuba. Para o surf, as praias da Saudade e de Itaguaçu garantem boas ondas. Mas os turistas também podem conhecer a Praia do Mole, Praia do Itaguaçu, entre outras. Com mais de 500 anos de história, São Chico é definitivamente um lugar que vale a pena conhecer.

.