Decoração – Chapas de metal de navios cargueiros inspiram Coleção Rusty da Portinari

moda-casa-decoracao-porcelanato-portinari-colecao-rusty-sortimentos-foto-600x350-1

A inspiração para o porcelanato da coleção Rusty vem das chapas metálicas usadas em navios que transportavam grãos e outros alimentos. Durante anos, estas chapas sofreram a ação do tempo, principalmente da maresia, que acelera o processo de corrosão. O que resultou numa chapa em tons acobreados, enferrujada e cheia de marcas.

Ao transportar estas características da chapa metálica desgastada pela ação do clima e do tempo para este porcelanato da Coleção Rusty, a ideia foi a de criar um produto contemporâneo e urbano.

Além da peça acetinada, a coleção Rusty apresenta ainda a versão lapada, em relevo. Nesta versão, além do desgaste natural provocado pelo tempo e a exposição ao clima, a peça foi dobrada e amassada, formando desenhos geométricos com volume. Apenas as partes altas da superfície foram polidas para se obter um brilho suave, resultando numa superfície com partes opacas e brilhantes. Ao trabalhar a iluminação em cima desta peça é possível obter um visual 3D.

moda-casa-decoracao-porcelanato-portinari-colecao-rusty-sortimentos-foto-600x350-2
Com um visual ousado e marcante, a Coleção Rusty pode ser a protagonista de qualquer espaço. Aí vai ser preciso apenas alguns poucos elementos de decoração para tornar o ambiente super contemporâneo.

“A criação desta coleção tem por base a procura de novos valores estéticos e funcionais para um material do passado que seria descartado. Agora ele foi a inspiração para a releitura deste porcelanato. O elemento inspirador desta coleção foi um navio desativado, com chapas de metal na cor cobre e com marcas da corrosão. Ele foi reinterpretado no estilo contemporâneo com volumetria e traços geométricos. É um novo contexto evocando modernidade com uma carga do passado que valoriza sua história”, diz Paulo Roberto Gava Niehues, Gerente de Desenvolvimento de Produtos.

Fotos: Divulgação/Portinari

.