CoronaVirus no Brasil : notícias e atualização de casos e mortes (31.03.20)

CoronaVirus no Brasil e no Mundo
CoronaVirus no Brasil e no Mundo

CoronaVirus no Brasil : notícias e atualização de casos e mortes (31.03.20)

Brasil registra 5.717 casos confirmados de coronavírus e 201 mortes

Todos os estados registraram casos e 18 têm óbitos: AM, RO, AL, BA, CE, MA, PE, PI, RN, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, PR, RS e SC

Subiu para 5.717 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.138 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 201. A maior parte está em São Paulo, que concentra 136 mortes e lidera a lista nacional com 2.339 casos confirmados da doença. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até as 15h desta terça-feira (31).

Aumento na demanda abre mais de 5 mil vagas em supermercados

“É o momento de todos nós pensarmos no Brasil, não só no próprio negócio”, diz presidente da Magazine Luiza

Mais de 4,5 milhões de brasileiros já foram vítimas do golpe do coronavoucher

Recolhimento do FGTS de domésticos pode ser suspenso por 3 meses. Adiamento do recolhimento faz parte do enfrentamento ao novo CoronaVirus

Projeto proíbe ações de despejo durante a vigência de estado de emergência ou de calamidade pública que afete total ou parcialmente a atividade econômica do locatário.

Desemprego sobe para 11,6%, segundo IBGE

Estado de São Paulo já registra uma morte por hora em decorrência do coronavírus.

Depois da constrangedora coletiva de imprensa na segunda-feira, modelo de terça teve Paulo Guedes, Moro e Mandetta na mesa.

Governo inclui no Bolsa Família 1,2 milhão de famílias após retirar em 2019 mais de 1,4 milhão.

Guedes : “vamos repassar 600 reais para beneficiários do bolsa família e informais”. “88 bilhões serão para Estado e municípios”. “Já mobilizamos 750 bilhões para a primeira onda” . “Também estamos colocando a disposição 55 bilhões para manutenção de emprego e complementação de salários”. “Brasil precisa de cooperação”.

Brasil tem mais 40 milhões na informalidade. Brasil tem 12,3 milhões de desempregados. Ibge indica aumento no desemprego no Brasil no primeiro bimestre de 2020.

Índice Bovespa cai 30% e tem o pior mês em 22 anos.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro : “não há contágio no ambiente prisional”. Ele ressalta que, por enquanto, não há preocupação com o sistema penitenciário e ainda não foi registrado nenhum caso de coronavírus entre presos.

“Não pode colocar em liberdade preso que está vinculado com facção”, alertou após ilustrar situação de preso liberado em São Leopoldo/ RS que foi capturadocom drogas e armas.

Governo federal decide adiar por 60 dias o reajuste anual de preços de medicamentos comercializados em território nacional. O acordo foi firmado com a indústria farmacêutica.

O governador de São Paulo, João Doria, prometeu ir à Justica para defender a manutenção da quarentena caso o presidente Jair Bolsonaro cumpra a promessa que fez de publicar um decreto presidencial liberando a reabertura do comércio

O período de suspensão do expediente da Justiça Eleitoral gaúcha foi prorrogado até 30 de abril. Os cartórios eleitorais continuarão funcionando em regime de plantão, por meio de telefone celular.

Mandetta : “primeiro as condicionantes”

Rodrigo Maia afirma que Câmara está pronta para diálogo sobre redução de salário de servidores, desde que se aplique para todos os Poderes. Segundo ele, a ideia tem enfrentado resistência do Executivo e do Judiciário.

Governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou a primeira morte por coronavírus no estado nesta terça-feira (31). 

O paciente tinha 63 anos, era acreano e morava em Alagoas há seis meses. 

A vítima estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Trapiche, com respiração artificial. 

Coronavírus afasta médicos e enfermeiros em São Paulo. Ao menos 450 profissionais que trabalham nos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein foram diagnosticados com a Covid-19

governo de Minas Gerais confirmou nesta terça-feira (31) mais uma morte pelo novo coronavírus no estado. O paciente era um homem de 66 anos, morador de Belo Horizonte, que tinha cardiopatia e diabetes.

Na segunda (30), o boletim da Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte no estado – uma mulher de 82 anos, também moradora da capital, que foi internada com febre, tosse e desconforto respiratório no dia 23 de março. Ela tinha doença cardiovascular crônica, diabetes e pneumopatia crônica.

Minas Gerais tem 275 casos confirmados de Covid-19 e mais de 34 mil casos suspeitos. Além das duas mortes confirmadas, há outras 40 em investigação.


“Coronavírus não pode ser usado para soltar criminoso”, diz Moro

O presidente argentino, Alberto Fernández, considerou nesta segunda-feira que a estratégia de seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro, diante da pandemia do novo coronavírus pode levar seu principal sócio comercial a uma espiral de contágios

Bolsonaro cita discurso de diretor da OMS e omite trecho sobre assistência a pessoas vulneráveis

Prefeito de BH diz que ação de Bolsonaro na crise da covid-19 prejudica o país

Bolsonaro é irresponsável e precisa deixar Mandetta trabalhar, diz Serra

A pandemia do coronavírus não pode parar as doações de sangue. Afinal, outras complicações médicas, como anemias, hemorragias, dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves continuam ocorrendo. Ou seja, a necessidade de sangue permanece diária e contínua.

O País possui 32 hemocentros e cerca de 500 serviços de hemoterapia totalmente preparados para receber doadores, mesmo em tempos de pandemia. Procedimentos de higiene, limpeza e desinfecção das áreas e instrumentos são rigorosamente adotados. Fonte: Ministério da Saúde

Amazonas 175 casos confirmados e 3 mortes

Moro autoriza o uso da força Nacional

Decisão vale até o dia 28 de maio. Os agentes poderão aplicar medidas coercitivas a quem desrespeitar isolamento ou se negar a fazer testes, além de ajudar profissionais da saúde e atuar na segurança de hospitais.

Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Secretária da Saúde, Beatriz Busch foi internada “para exames e os cuidados necessários”.

Pacientes com menos 60 anos são quase metade dos casos graves de Covid-19 no país

A morte de um advogado de 26 anos, em São Paulo, é mais um alerta de que todos, em qualquer faixa etária podem ser vítimas da doença.

Justiça dos Estados Unidos liberta José Maria Marin, ex-presidente da CBF

Senado aprovou o vale de R$ 600 a trabalhadores autônomos e informais para enfrentar a crise provocada pelo CoronaVirus

Senado divulgou um manifesto em defesa do isolamento social como “a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia”. No documento, cobrou do “Estado apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento”. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) ressaltou o resultado de outros países que adotaram a quarentena. Ao apoiar o manifesto, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), ponderou que o isolamento social deve ter um prazo.

Aras nega omissão e admite ir à Justiça se Jair Bolsonaro fizer decretos por isolamento vertical.

Jornais e revistas do mundo criticam a forma como Bolsonaro minimiza a Covid-19.

Ministro do STF Marco Aurélio Mello encaminhou o pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República.

A notícia-crime aponta inúmeras irresponsabilidades cometidas desde o início da crise da Covid-19, que poderiam levar o presidente ao afastamento por 180 dias ou até mesmo a uma eventual perda de mandato.

Como o ministro optou por não arquivar e enviou o pedido à PGR, o órgão terá de se posicionar sobre o caso.

O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

O advogado-geral da União, André Mendonça, afirmou, que o Governo Federal acionou a Justiça para garantir o funcionamento de atividade essenciais aos brasileiros, como as casas lotéricas e as igrejas.

Novos preços máximos de medicamentos começam a valer nesta quarta-feira.

Termina nesta terça-feira prazo para sacar até R$ 998 do FGTS

Petrobras reforça abastecimento de gás de cozinha em todo o país. Estatal também anuncia redução do preço do botijão nas refinarias

Prefeitura do Rio confirma pagamento do salário de março até dia 7, quinto dia útil.

Aeroporto de Guarulhos fecha terminal temporariamente por falta de voos