Vinícolas brasileiras superam meta de negócios na ProWine China

Vinhos e espumantes com uva moscato e suco de uva 100% integral foram destaque do estande brasileiro na ProWine China - Foto : Mônica Dornelles/Ibravin
Vinhos e espumantes com uva moscato e suco de uva 100% integral foram destaque do estande brasileiro na ProWine China – Foto : Mônica Dornelles/Ibravin

A participação inédita de vinícolas brasileiras na ProWine China, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro de 2016, em Shangai, deve resultar em US$ 410 mil em vendas. Durante os três dias de feira, representantes de quatro vinícolas gaúchas fizeram 63 contatos e, para os próximos 12 meses, esperam efetivar 20 contratações com importadores e distribuidores do país oriental. A ação integrou o projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para divulgação dos vinhos no mercado externo.

As quatro empresas participantes avaliaram positivamente a ProWine China como uma importante estratégia de posicionamento e prospecção no mercado e uma ótima oportunidade para que os chineses pudessem conhecer um pouco mais sobre os vinhos brasileiros. Grande parte dos visitantes do estante eram nacionais e ficaram impressionados com a qualidade das bebidas verde-amarelas. Devido à preferência dos chineses por produtos mais adocicados, os vinhos e espumantes com uva moscato e o suco de uva 100% integral se destacaram entre as opções.

“O Wines of Brasil vê a China como um mercado bastante atrativo e com potencial para se consolidar como um dos principais destinos para o vinho brasileiro”, disse Dirceu Scottá, presidente do Ibravin.

Com relação à importação de vinhos brasileiros, as vendas para o país asiático cresceram 7,5% em 2015 se comparado ao ano anterior. Em 2016, até o mês de agosto, foi registrada a comercialização de 34 mil litros de vinhos e espumantes brasileiros para a China. “Apesar do volume ainda ser baixo, verificamos um interesse que vem crescendo pelos nossos produtos e a participação na ProWine certamente reforçará nossa presença no mercado”, conclui Scottá.

Para ProWine 2017, o projeto Wines of Brasil espera levar seis empresas do setor vinícola brasileiro.

Projeto Wines of Brasil leva vinícolas brasileiras para participarem de 7 e 9 de novembro de 2016 da ProWine, em Shangai, na China - Foto : André Bezerra
Projeto Wines of Brasil leva vinícolas brasileiras a ProWine, em Shangai, na China – Foto : André Bezerra

A China é um dos países que registra o maior crescimento no consumo de vinhos no mundo. Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o país consumiu 1,6 bilhão de litros em 2015, sendo o 5º maior mercado da bebida no mundo. Com relação à importação de vinhos brasileiros, as vendas para o país asiático cresceram 7,5% em 2015 se comparado ao ano anterior. Neste ano, até o mês de agosto, foi registrada a comercialização de 34 mil litros de vinhos e espumantes brasileiros para a China

O mercado chinês para vinhos:
– Em 2015 o Brasil exportou 75 mil litros para a China, 7,5% a mais que em 2014
– 34.485 litros foram comercializados para o país de janeiro a agosto de 2016
– A China é o 5º maior consumidor mundial de vinhos, ficando atrás de Estados Unidos, França, Itália e Alemanha
– Em 2015 foram consumidos 1,6 bilhão de litros no país
– Os chineses detém a segunda maior área mundial de vinhedos, com 830 milhões de hectares
– Da produção total de uvas no país, 12% são destinadas à produção de vinhos, sendo a China o 6º maior produtor global, com 1,15 bilhão de litros