Vitória Moda 2016 – Modelos, desfiles, programação, Salão Criativo, Prêmio Findes, negócios e novidades por Fábio Juchen

Modelos desfile Vitoria Moda

Adentrei na tarde de domingo (03.07.16) a prova de roupas dos modelos que acontecia no Hotel Sleep Inn Vitória e consegui informações exclusivas e inéditas sobre os desfiles e programação previstos para a edição 2016 do Vitória Moda, o maior evento do segmento no Espírito Santo.

MODELOS
A seleção do casting de modelos começou no mês de junho através da análise do composit de diversas agencias. Após a triagem, a Elisa, Line e Lauro da Copa Consultoria, distribuíram os modelos de acordo com o perfil de cada desfile. Para completar o processo, entre quinta-feira (30.06.16) e domingo (03.07.16) o Hotel sediou a prova de roupas com as modelos. E, na tarde de domingo ao adentrar a seleção surgiram novas informações.

Desfile Konyk Vitoria Moda

DESFILES
Nas edições anteriores a programação diária de desfiles trazia 2 pools e uma marca individual. Em 2016, serão 287 entradas em 22 desfiles. 21 marcas vão desfilar em pools ( desfile coletivo). Já a Konyk, do carismático José Carlos Bergamin, que participa ininterruptamente desde a primeira edição do evento, mostra suas criações voltadas para o público masculino, em desfile individual no dia 7 de Julho, no encerramento da edição 2016 do evento. A sala de desfile no Centro de Eventos de Vitória terá capacidade para receber 620 convidados. As apresentações na passarela também poderão ser acompanhadas através transmissão em tempo real que será exibida no Salão Criativo e na internet.

TEMA
A Konik, encerrou o Vitória Moda 2015 com desfile mostrando peças que estamparam elementos da iconografia capixaba, fazendo uma introdução para a edição 2016, que chega retratando a história, a raíz e a cultura do Espírito Santo.

SALÃO CRIATIVO
O local contará com exposição de etnias e orquídeas, além de interferências de índios de Aracruz, apresentações musicais e a sonoridade dos apitos de Maurilio Pios, que emite sons que imitam pássaros. O local contará com exposição de etnias e orquídeas, além de interferências de índios de Aracruz, apresentações musicais e a sonoridade dos apitos de Maurilio Pios, que emite sons que imitam pássaros. Outra atração do espaço é o Projeto Novas Marias, criado por Jacqueline Chiabay, que promove oportunidade de trabalho e renda através do artesanato, dentro do sistema prisional Capixaba. As peças são elaboradas com resíduo de couro.

INTERATIVIDADE
O Market Place Mall levará o ‘Insta 360’ que proporcionará a experiência de produzir um vídeo com 360 graus.

ABERTURA
O Vitória Moda vai começar na segunda-feira (04.07.16) com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, Amaro Lima e Chiara Gadaleta Klajmic no Teatro Sesi, a partir das 19h30. No mesmo horário e local, Chiara Gadaleta Klajmic, Fundadora do Movimento ECOERA, colunista da Vogue e consultora de moda e sustentabilidade, fará a palestra “A nova era da moda: unindo regionalidade, criatividade e sustentabilidade”

1° DIA
A programação começa às 14h com a abertura do Salão Criativo. Das 14h30 às 15h30, Tina Brandão, ministrará a Oficina de Colar de Orquídea. Das 15h às 16h30, a estilista Fernanda Yamamoto, falará sobre “Moda transformadora: a força da moda como vetor cultural de ligação entre design e artesanato”. A partir das 17h começará a programação de desfiles , com :
17h00 – Desfile Senai Cetiqt
18h30 – Desfiles: UVV, Faesa, Unesc
20h00 – Desfiles: Studio Etá, Florest, Saia de Chita
21h30 – Desfiles: Bebel Gama, Islavix, Surreal

2° DIA
A programação do dia abre às 14h com o Salão Criativo. Das 14h às 17h, a Designer do SENAI Colatina-ES, Penha Ronchetti será a facilitadora na Oficina “Modelagem Plana de Top – Processo Upcycling”. Das 14h30 às 15h30, Tina Brandão, ministrará mais uma edição da Oficina de Colar de Orquídea. Já Christina Rangel , designer do SENAI CETIQT-RJ, palestrará sobre ‘Colapso – Inverno 2017’, das 16h às 17h30. A programação de desfiles começa mais tarde, confira :
18h00 – Desfiles: Zinsk, PK Premium, Buphallos
19h30 – Desfiles: Dupla Meninna, Look Belle, Eliane Kill
21h00 – Desfiles: Açúcar Moreno, Chris Trajano, Riviera Store

3° DIA
As atividades do terceiro dia começam cedo. Das 08h às 17h, Laboratório de Criativação, com a designer do SENAI CETIQT-RJ, Christina Rangel. Às 14h inicia o Salão Criativo. Das 14h30 às 15h30, Tina Brandão, ministrará mais uma Oficina de Colar de Orquídea. Das 14h às 17h, acontece Oficina de “Modelagem Plana de Short – Processo Upcycling”, com Penha Ronchetti. E, entre 16h e 17h, o maquiador Ricardo Silveira, abordará “Dicas de Automake” em Workshop de Maquiagem. Os desfiles do último dia começam às 18h.
18h00 – Desfiles: Verônica Santolini, Sol de Verão, Maria Gueixa
19h30 – Desfiles: Hagaef, Dua´s, Zan.Bo
21h00 – Desfiles: Konyk

Konyk Vitoria Moda

VENDAS POR IMPULSO
As marcas poderão implementar a nova sensação dos eventos de moda : o see now, buy now. Todos os participantes do pool de desfiles do dia terão um espaço para comercializarem as peças exibidas na passarela. Aquelas que mostraram protótipos poderão agendar pedidos. Os visitantes e convidados do Vitória Moda também terão a possibilidade de adquirir no dia, peças de coleções anteriores.

PRÊMIO FINDES DE MODA
Para incentivar e motivar ainda mais, os participantes dos desfiles concorrerão ao Prêmio Findes de Moda que reconhecerá o melhor desfile, melhor estilista, marca revelação e melhor espaço criativo. Os premiados das categorias receberão a premiação será no dia 4 de agosto de 2016, o Troféu Prêmio Findes de Moda e o Título Vitória Moda. O júri técnico será composto por 6 (seis) profissionais das áreas de jornalismo e moda, que atribuirão notas de 5 (cinco) a 10 (dez) em 5 (cinco) quesitos por categoria. A soma das notas vai apontar o desfile que obtiver a maior pontuação como vencedor. Em caso de empate entre a primeiro e segundo candidato, o critério de desempate será a soma total do quesito “criatividade”.

Por Fábio Juchen
O editor do site sortimentos.comviajou a convite dos promotores do Vitória Moda

-- --