Vitória Moda 2016 – Alunos de Design de Moda e Vestuário da FAESA vão apresentar coleção “Sonhando em mares capixabas”

Vitoria Moda 2016 FAESA alunos do curso de Design de Moda e Vestuário FAESA

“Sonhando em mares capixabas”. Esse é o nome da coleção produzida por alunos do curso de Design de Moda e Vestuário da FAESA para a nona edição do Vitória Moda, o maior evento de moda do Espírito Santo.

Criada para o desfile de Novos Talentos, que acontecerá no dia 05 de julho de 2016 no Centro de Convenções de Vitória, a coleção traz 10 looks que irão antecipar as tendências do verão 2016/2017 e mostrar a riqueza de uma cultura que gerou o “capixabismo”. As inspirações surgiram do tema central do evento: “Natural, original, tropical – mergulhando em nossas raízes”.

Na passarela do Vitória Moda, a história do capixaba será narrada pela figura mais tradicional da cultura local: o pescador, com sua fama de contar “belas histórias”.

Os looks fazem um passeio pela cultura indígena, pela exuberante natureza com suas orquídeas, passando pela rota do mármore e chegando até a arquitetura europeia, com os casarios de Santa Leopoldina, e a arquitetura religiosa com a Basílica de Santo Antônio, em Vitória. Construções arquitetônicas que contribuíram para a miscigenação característica do Espírito Santo.

Todas essas inspirações também estão presentes na cartela de cores. Os tons predominantes são: preto, cinza, marrom, verde, azul, lavanda, rosa, vinho, amarelo nude, off White e branco. Além de estampas florais e geométricas.

Já os tecidos presentes na passarela serão: neoprene, crepe de chine, musseline, suplex de poliamida, organza cristal, cetim, albene, chiffon de seda cristal, organza, crepe de seda, crepe georgette, cetim charmeuse e seda.

As criações são de nove novos talentos: Renan Moreira Dantas, Matheus Yago Santos Reis, Jéssica Melo Silva Sgrancio, Ruan Rodrigues Barbosa, Grasiela Martins, Bianca Pacanhã Maderi Merlo Tristão, Fabiana Augustinho Silva Lourenço, Ane Santanna e Martina Rodrigues.

SELEÇÃO
Para a escolha dos looks que compõem a coleção “Sonhando em mares capixabas” o curso de Design de Moda e Vestuário da FAESA realizou um processo de seleção, através de edital. Os alunos interessados inscreveram suas coleções com três looks, apresentando os croquis e release com informações sobre a coleção.

Ao todo, foram 72 looks inscritos e 10 selecionados para compor a coleção que será apresentada na nona edição do Vitória Moda.

Do processo de seleção participaram os seguintes professores do curso de Moda da FAESA: Tania Crivilin, Denise Vargas, Josué Vasconcelos, Juliana Zucollotto, Juliana Morgado e Ricardo Campos. Eles foram os responsáveis por dá unidade às criações e sugestões quanto as formas, os materiais utilizados, modelagens e todo o ajuste necessário para cada look.

Texto: Karina Rocha | Foto: Michelle Alves

-- --