Vitória Moda 2016 – Confira a programação completa, Salão Criativo, Prêmio Findes e muito mais

Vitoria Moda 2016 identidade capixaba

A edição 2016 do Vitória Moda, que começa na terça (05.07.16) e vai até quinta (07.07.16), no Centro de Convenções de Vitória ( R. Constante Sodré, 157 – Santa Lucia ), na Capital capixaba, chega inspirado nas riquezas culturais e nas belezas naturais do Espírito Santo. O tema da bacana semana de moda capixaba será “Natural, original, tropical – mergulhando em nossas raízes”, adiantou o carismático José Carlos Bergamin, presidente da Câmara do Vestuário da Findes e da Konyk.

Valorização da cultura
“O Vitória Moda 2016 “valoriza o que o Estado possui de mais precioso: seus recursos naturais, suas raízes étnicas, sua arte e sua cultura, enfatizando o orgulho de seu povo pelo Espírito Santo. Queremos que a indústria e os designers capixabas expressem, cada vez mais, o que os motiva intimamente. Afinal, ao valorizar sua própria cultura, a moda apropria-se do que ela tem de mais precioso: sua identidade”, disse Bergamin.

Salão Criativo
O espaço de 700 metros quadrados, com curadoria da consultora em artesanato Jacqueline Chiabay e da arquiteta e designer Vivian Chiabay, contará com apresentações musicais de Mestre Vitalino, Fábio Carvalho e banda de congo, sons do artesanato indígena, pios e carrons de Fábio Coelho, banda Som da Fogueira e a orquestra de violino e violões do Instituto Preservart. O local também receberá 30 espaços ocupados por diversos segmentos que representam o setor da Economia Criativa: arte, cultura, fotografia, moda, design, cinema, gastronomia, arquitetura, marcenaria, artesanato,entre outros. Uma exposição temática, projetos e empreendimentos que apresentarão conteúdo de inovação e conceito por meio de produtos e serviços também serão exibidos ali, objetivando a valorização e a apropriação de riquezas e valores capixaba, aplicados a cada negócio criativo.

Desfile de inédito na abertura
O inédito desfile “Mundo no Brasil”, produzido por nove egressos (ex-alunos) do Senai de diversos Estados abrirá a programação da passarela na terça-feira (05.07.16), às 17h. O desfile é uma ação em rede da Diretoria Regional do Senai do Espírito Santo com o Senai Cetiqt – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Sob o tema “Mundo no Brasil”, nove egressos do Senai criaram coleções compostas de três peças cada, que farão parte do desfile de abertura do Vitória Moda. São eles: Willame Knowles (MA), Natália Costa (MG), Tiago Silva (PA), Laís Alves (PB), Amanda Castro (PR), Jéssica Cerejeira (RN), Sabrina Bublitz (SC), André Fortes (SP) e Michel Cardoso (RJ). O objetivo é mostrar a qualidade e a criatividade dos profissionais de moda formados em diversos Estados pelo Senai, fortalecendo assim a competitividade da indústria brasileira.

Confira a programação completa para terça-feira (05.07.16)
14h – Abertura
14h às 22h – Visitação Salão Criativo
14h30 às 15h30 – Oficina de Colar de Orquídea, com Tina Brandão
15h às 16h30 – Palestra com a estilista Fernanda Yamamoto sobre “Moda transformadora: a força da moda como vetor cultural de ligação entre design e artesanato”
17h – Desfile Senai Cetiqt
18h30 – Desfiles: UVV, Faesa, Unesc
20h – Desfiles: Studio Etá, Florest, Saia de Chita
21h30 – Desfiles: Bebel Gama, Islavix, Surreal

Agenda – Anota aí

Quarta-feira (06.07.16)
14h – Abertura
14h às 22h – Visitação do Salão Criativo
14h às 17h – Oficina “Modelagem Plana de Top – Processo de Upcycling” com a designer Penha Ronchetti
14h às 15h30 – Oficina de Colar de Orquídea, com Tina Brandão
16h às 17h30 – Palestra “Colapso – Inverno 2017″ com a designer Christina Rangel
18h – Desfiles: Zinsk, PK Premium, Buphallos
19h30 – Desfiles: Dupla Meninna, Look Belle, Eliane Kill
21h- Desfiles: Açúcar Moreno, Chris Trajano, Riviera Store

Quinta-feira (07.07.16)
8h às 17h – Laboratório de Criativação com Christina Rangel
14h às 22h – Visitação do Salão Criativo
14h às 17h – Oficina “Modelagem Plana de Top – Processo de Upcycling”, com Penha Ronchetti
14h30 às 15h30 – Oficina de Colar de Orquídea, com Tina Brandão
16h às 17h – Workshop “Dicas de Automake”, com Ricardo Silveira
18h – Desfiles: Verônica Santolini, Sol de Verão, Maria Gueixa
19h30 – Desfiles: Hagaef, Dua’s, Zan.Bo
21h – Desfile: Konyk

Prêmio Findes
Para incentivar e motivar ainda mais, os participantes dos desfiles concorrerão ao Prêmio Findes de Moda que reconhecerá o melhor desfile, melhor estilista, marca revelação e melhor espaço criativo. Os premiados das categorias receberão no dia 4 de agosto de 2016, o Troféu Prêmio Findes de Moda e o Título Vitória Moda. O júri técnico será composto por 6 (seis) profissionais das áreas de jornalismo e moda, que atribuirão notas de 5 (cinco) a 10 (dez) em 5 (cinco) quesitos por categoria. A soma das notas vai apontar o desfile que obtiver a maior pontuação como vencedor. Em caso de empate entre a primeiro e segundo candidato, o critério de desempate será a soma total do quesito “criatividade”.

-- --