Vikkings: as fashion queens de Porto Alegre fazem sua estreia oficial no Workroom

Vikkings - Isis James-Preston -- Sarah Vika -- Gabi Santorini -- Eva Weinfeld King - Foto Rafael Guedes
Vikkings — Isis James-Preston — Sarah Vika — Gabi Santorini — Eva Weinfeld King – Foto Rafael Guedes

Vikkings: as fashion queens fazem sua estreia oficial em evento para convidados no dia 2 de agosto de 2017, às 20h, no Workroom ( Rua Lopo Gonçalves, 364 – Cidade Baixa ), em Porto Alegre / RS.

Tudo começou quando um time de quatro drag queens chamou a atenção do agitador cultural Miltinho Talaveira. Eva Weinfeld King, Gabi Santorini, Sarah Vika e Isis James-Preston foram convocadas pelo publicitário a divulgarem a feijoada beneficente das Voluntárias pela Vida, na Casa NTX, ocorrida em maio. Além dos vídeos promocionais, as agora Vikkings compareceram ao evento levando graça e beleza para todos que estavam contribuindo com a causa.
Agora, é a vez das Vikkings fazerem seu lançamento oficial: dia 02 de agosto de 2017 o dream team estará recebendo imprensa e convidados especiais para conhecerem seus trabalhos. As drag queens farão performances individuais e coletivas, dando uma palhinha das suas produções. E o local não poderia ser mais apropriado: a Workroom, bar com temática drag inspirado no reality show Rupaul’s Drag Race.

Anunciadas como fashion queens, seguem as tendências da moda e inspiram-se em personalidades como Thassia Naves, Olivia Palermo e as irmãs Kardashian-Jenner. Agora, as Vikkings contam como stylist-madrinha ninguém menos que a produtora de moda Madeleine Müller. E tem mais: Dudu das Caipiras preparou um drink especial para o evento, batizado de Vikkings: vodka Vorus, pure de frutas vermelhas, suco de gengibre, suco de limão e espuma vermelha.

WE ARE ALL BORN NAKED AND THE REST IS DRAG: conheça um pouco mais desse trabalho
O fenômeno mundial das drag queens está crescendo cada vez mais na cena porto-alegrense, inspirado principalmente pelo programa Rupaul Drag Race, reality americano onde as concorrentes disputam o cobiçado título de Drag Queen Superstar.

Drag queen é a representação artística de personagens forma satírica e extravagante com intuito artístico e de diversão. Pode ser feito por qualquer pessoa – homem, mulher, trans – de qualquer orientação sexual – hetero, bissexual ou homossexual. Ao contrário do que se pensa, não necessariamente é apenas representado por homens “encarnando” mulheres. Mulheres podem fazer drag queen, se transformando visualmente em uma figura exagerada da própria feminilidade. O mesmo pode ser feito por mulheres que se caracterizam de personagens masculinos, mas a essa manifestação artística dá-se o nome de Drag King. Em geral os números envolvem dança, canto ou playback, envolvendo elementos teatrais de atuação.

Conheça as Vikkigs, as Fashion Queens:
:::> Júnior Castoldi tem 29 anos e é arquiteto formado pela PUCRS. Eva Weinfeld foi criada em 2013 e tem sua primeira aparição pública num vídeo de divulgação da festa Push Pop Drag Christmas, onde apareceu junto com outras drags responsáveis pela ascensão de Eva. Em 2015 encontrou Gabi Santorini e criam a dupla #GABEVA para se aventurar nos palcos da Festa Biba. Em 2016 acrescenta o King, tornando-se Eva Weinfeld King. A Eva é uma drag queen do palco, onde se sente completa. É reconhecida por ter um estilo extremamente polido, mas se a performance exigir que ela se vire do avesso, ela virará. Uma preocupação de Eva é a curva dramática do número, buscando que ele seja próximo do público. Eva King é uma condição para o Júnior não pirar. São opostos necessários.

:::> Gilberto Musse Ayub Filho tem 31 anos e é dentista formado pela PUCRS. Giba (como gosta de ser chamado) entende que Gabi Santorini sempre existiu dentro dele, mas o start foi com o programa RuPaul’s Drag Race, que o fez aprender sobre o mundo drag. Depois do nome escolhido – fazendo uma troca das vogais do seu apelido e a escolha do sobrenome tendo inspiração no prato Filé à Santorini – começou a procura pela imagem. Com ajuda de Sarah Vika na maquiagem, conseguiu montar e apresentar visualmente Gabi Santorini. Seu debut performático foi ao lado de Eva King, quando formavam a dupla #GABEVA. Seu lugar é a pista de dança, é uma party-girl. Ligada nas tendências tem como referência as irmãs Kardashian-Jenner. Tem um ar de timidez, mas chama atenção por ser misteriosa. Gabi e Giba se confundem em muitos momentos, um faz parte do outro, e é um hobby: se não for leve e divertido, não faz sentido.

:::> Rafael Mello tem 24 anos e é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos. Sarah Vika é a expressão de coisas que foram reprimidas na infância e adolescência, como maquiagem, cabelo, transformação, música, dança e atuação e hoje podem ser desenvolvidas.  Foi também assistindo à RuPaul’s Drag Race que Rafael se apaixonou pela ideia de poder transitar e brincar com a transformação. Conheceu Pedro (Isis James-Preston) em um trabalho como modelo e descobriu que ele também tinha afinidade com o mundo drag. Depois de montarem-se, juntos com outros amigos, numa festa halloween e fazer muito sucesso, Sarah e Isis trabalharam juntos durante quase 3 anos. Há dois anos conheceram o #GABEVA, que trouxe um novo respiro para Isis e Sarah, criando uma amizade que uniu o quarteto drag.  Criada em 2012, Sarah Vika gosta de coreografar, trazer elementos inusitados para as performances, trocas de figurinos, cabelos, luzes, brilhos e acessórios de palco que trazem efeitos especiais para os shows.

:::> Pedro Henrique Celuppi da Silva tem 32 anos e é formado em Administração de Empresas pela FAPLAN/Passo Fundo e tem MBA em Gestão de Marketing, além de técnico em Produção de Moda.  Isis James-Preston é um complemento de Pedro Henrique e vice e versa, que começou a desenvolver o trabalho como drag queen ao lado da amiga e parceira de DJ Sarah Vika. Já apresentou eventos de moda e painéis sobre diversidade. Isis busca sua inspiração em mulheres influentes que fazem do seu corpo e comportamento uma linguagem de expressão e uma filosofia de vida, como Olivia Palermo e Thassia Naves. Suas referências musicais confluem estilos e tangem muitas possibilidades de apresentação. O palco é sua zona de conforto.

-- --