Segredos básicos para deixar o sorriso bonito no verão

sorriso-casal-namorados-praia


Saúde Bucal – Cuidados com a Saúde – Sortimentos Saúde

Para não descuidar da saúde bucal nos dias de sol a pino, é bom saber que hábitos alimentares comuns no verão como o consumo frequente de refrigerante com “gostinho” de limão, bebidas energéticas, suco de laranja industrializado, ou sucos verdes com alto grau de acidez, desmineralizam o esmalte do dente.

A razão principal é que nosso PH bucal é neutro (em torno de 6,4) e, todas as vezes que nos alimentamos, o PH bucal se altera de 6,4 para menos de 5,5, uma queda que promove um processo químico de ataque ácido – deixando o esmalte do dente amolecido e podendo causar, ao longo do tempo, uma redução do volume do dente, além de outras sequelas. “A condição é agravada se considerarmos pessoas que possuem apertamento ou rangem os dentes”, explica o cirurgião-dentista Marcelo Kyrillos. Para evitar que o sorriso fique mais suscetível a alimentos cariogênicos ou alimentos ácidos durante os dias mais quentes, o especialista orienta:

1 – Muita água e kit de higiene bucal à mão
Beber muita água ao longo do dia vai ajudar a promover uma correção do pH (índice de acidez) bucal: “A água torna o pH básico e diminui a ação das bactérias que causam a cárie”, explica Kyrillos. O especialista recomenda ainda o hábito de carregar no carro ou na bolsa um pequeno kit de higiene bucal com escova, pasta e fio dental pequenos. “E se isso não for possível, é importante fazer um bochecho para retirar o excesso de açúcar e diminuir a acidez. Assim que tiver tempo, faça uma higiene bucal mais caprichada”, reforça.

2 – Não escove imediatamente após as refeições
De acordo com o especialista, engana-se quem acredita que é certo escovar os dentes automaticamente logo após se alimentar, quando a flora bacteriana e as enzimas presentes na saliva estão em níveis mais elevados dentro da boca. Pelo contrário, o hábito pode aumentar exponencialmente o desgaste do esmalte dos dentes. “Isso sem percebermos, pois acontece de forma muito discreta (não visível a olho nu) e de forma indolor”. A dica é sempre esperar, em média, 45 minutos após se alimentar, para fazer a escovação.

3 – Aposte em alimentos fibrosos
Eles têm uma ação “detergente” na boca. Vale destacar a melancia, o melão, o pepino, a cenoura crua, o brócolis, a maçã e o morango. Além de serem de fácil acesso, esses alimentos conseguem reduzir a gordura e acúmulo de restos de outros alimentos que aderem aos dentes.

4 – E nada de lábios rachados: use protetor solar labial
A pele da região é muito sensível – os riscos da exposição solar aumentam de forma inversamente proporcional ao grau de pigmentação da pele, quem tem a pele mais clara, tem maior risco de desenvolver câncer labial. A dica é apostar em chapéus e viseiras, que protegem todo o rosto e ainda dão um toque descolado ao visual

Booking.com