Dr. Bactéria dá dicas de saúde para sua temporada de verão não se transformar em pesadelo

praia verao

Os cuidados com a saúde devem receber atenção o ano inteiro e nas férias de verão não poderia ser diferente. Casos de diarreia e vômito aumentam nessa época do ano e alguns cuidados são necessários.

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o popular Dr. Bactéria, os casos de diarreia, causados principalmente por vírus, estão avançando. “Isso decorre do deslocamento, nas férias de verão, de boa parte da população rumo ao litoral, onde a infraestrutura e o saneamento básico nem sempre dão conta do fluxo de turistas”, explica Dr Bactéria.

 

Ainda que seja necessário tomar muito cuidado com os alimentos que consumimos nos dias quentes, às vezes a diarreia não é causada por comida estragada. Nesta época do ano, ocorrem muitas transmissões orais e até fecais de um tipo de vírus, da classe do rotavírus, que pode causar o problema.

 

Para que sua temporada de verão não se torne um pesadelo, vale a pena seguir algumas dicas do especialista:
– Lave sempre as mãos
– Só beba água potável
– Evite o consumo de alimentos suspeitos
– Sintomas como febre, dor no corpo, vômito e uma intensa diarreia merecem atenção
– Descanse e ingira muito líquido para não desidratar
– Se o mal-estar persistir, o médico deve ser procurado
– Atenção especial a idosos e crianças, que desidratam mais facilmente.

 

Evite o uso de remédio contra diarreia sem orientação médica. Se for uma virose, o consumo do medicamento pode dificultar a eliminação do vírus. “É bom lembrar que a diarreia é uma doença auto-limitada. Se o paciente descansar e se hidratar bem, o próprio organismo tende a dar conta do problema”, conclui o biomédico.

.