Femaçã 2019 : Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial  acontece em abril na cidade Veranópolis

Femaca em Veranopolis Festa da Maca

Femaçã 2019

Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial  acontece em abril na cidade Veranópolis

A X Femaçã – Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial, vai acontecer de 12 a 14 e de 18 a 21 de abril, no Parque de Exposições José Bin, na cidade de Veranópolis na Serra Gaúcha. Na última festa, em 2015, mais de 60 mil pessoas prestigiaram as mais de 150 atrações durante oito dias de programação.

Shows Femaca em Veranopolis Festa da Maca

História
A história da maçã em Veranópolis começa em 1935, quando o agricultor José Bin (1897-1972) plantou em sua propriedade em Lajeadinho cinco sementes de uma maçã trazida da Califórnia (Estados Unidos). Um dos pés sobreviveu e, após enxerto, produziu uma qualidade especial de maçã que não murchava e não perdia peso depois de muito tempo guardada. Bin passou a multiplicar a macieira com novos enxertos e distribuir as mudas para os vizinhos, disseminando, assim, a variedade que mais tarde viria a ser denominada José Bin. Desta forma, Veranópolis recebeu o título de Berço Nacional da Maçã, por registrar em sua história o primeiro cultivo de macieira no Brasil.

Veranópolis
Conhecida como Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade, Veranópolis se destaca pela diversidade na economia local. Combustíveis, geração de energia hidroelétrica, indústria metal mecânica e de móveis, agroindústria, incluindo produção de citrus, uva e vinho e serviços são as principais fontes de riqueza do município de cerca de 25 mil habitantes. Atualmente, existem cerca de 150 mil pés de macieiras, em 75 hectares de área no município. Na safra 2019, a estimativa é de uma colheita de aproximadamente três mil toneladas da fruta. Os números finais devem ser divulgados em abril.

Turismo
Para o turista que deseja ficar mais tempo na cidade há a Rota Segredos da Maçã, inaugurada em dezembro de 2018 que percorre a estrada que trouxe os primeiros imigrantes italianos para a então colônia de Alfredo Chaves e onde atualmente estão as comunidades de Monte Bérico e Lajeadinho. O roteiro contempla paradas para degustação de vinhos, sucos e espumantes e café com torta de maçã. Entre os locais visitados estão o Belvedere do Espigão, a Caverna Indígena – com acesso por uma escadaria com 78 degraus em meios à trilha na mata -, capelas, vinícolas, um alambique e o Reino da Longevidade, que conta a história de uma família de origem italiana que mantém há mais de cinco gerações o ofício de marceneiro. O roteiro guiado tem duração aproximada de 4h30min.

Outra opção é a Torre Mirante da Serra, em cujo topo, a 60 metros de altura em relação à BR-470, está localizado o Restaurante Giratório Mascaron, único do gênero no Brasil e com cardápio inspirado nas receitas dos primeiros imigrantes italianos e poloneses que colonizaram a cidade no fim do século 19. Para elaborar a sequência de massas e carnes servida nos almoços e jantares, a direção ouviu cerca de 30 senhoras participantes de grupos de longevidade, que também contribuíram com a decoração do salão com fotos e objetos antigos. A velocidade não passa de 0,05 km/h e a volta completa leva duas horas para ser concluída. Acima do restaurante, a 80 metros do solo, uma plataforma de observação com luneta e binóculo permite observar as belezas da Serra do Rio das Antas e as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Cotiporã, além da vista panorâmica de Veranópolis.

Veranópolis faz parte do Roteiro Turístico Termas e Longevidade, na região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha. O roteiro integra cinco municípios que possuem histórias, culturas e paisagens que se interligam e se somam: Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

Distâncias
:: Porto Alegre: 170 Km
:: Bento Gonçalves: 40 Km
:: Caxias do Sul: 80 Km
:: Nova Prata: 20 Km
:: Passo Fundo: 120 Km

X Femaçã – Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial 
:: Quando: de 12 a 14 e de 18 a 21 de abril de 2019. Visitação: dia 12, das 18h às 22h. Dias 13, 18, 19 e 20, das 10h às 22h. Dia 21, das 10h às 18h
:: Onde: Parque de Exposições José Bin, Pavilhões da Femaçã (Alameda Santos Dumont, bairro Femaçã), em Veranópolis (RS). Os shows nacionais ocorrem no ginásio Leonir Antonio Farina
:: Ingressos para o Parque custarão R$ 10. Para os shows nacionais, entrada a partir de R$ 55, com direito à entrada aos Pavilhões da Femaçã

.