Confecção de Juruaia registra aumento de 60% nas vendas de moda praia

Moda Praia Verao 2018 Biquinis e Maios OuseUse

Ouseuse, maior empresa do polo mineiro de moda íntima e praia, Juruaia, registrou entre 2016 e 2017, crescimento de 60% a mais em suas vendas após apostar na produção de maiôs e biquínis. “No início, a marca oferecia aos seus clientes poucos modelos de maiôs e biquinis. Com a ótima aceitação, começamos a ampliar nosso mix. Hoje, essas peças têm um espaço exclusivo na loja e respondem por boa parte do nosso faturamento. Só temos a comemorar o sucesso do crescimento desse setor”, diz Rosana Marques, diretora executiva da Ouseuse.

As confecções brasileiras do setor proliferaram e, hoje, o Brasil é o pais que mais fabrica e consome moda praia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), a moda praia brasileira é responsável pelo faturamento de US$ 1,9 bilhão por ano, com a produção anual de 60 milhões de peças.

Moda Praia Verao 2018 Biquinis e Maios OuseUse

Verão 2018 OuseUse
A miscelânea que representa o Marrocos é a inspiração da Ouseuse para a coleção verão 2018. Os modelos em lingerie, praia e fitness apresentam elementos da cultura marroquina, como padrões geométricos arquitetônicos, tapeçaria, artesanatos e cerâmicas. Assim como as cores fortes das roupas, sapatos e lenços das mulheres marroquinas. As areias do deserto do Saara estão presentes nas transparências e a sensualidade das peças remetem às ondulações das dunas.

Na lingerie, renda e tule se casam com recortes, bordados e tiras e, além dos tradicionais conjuntos de calcinha e sutiã, a marca oferece body, cropped e strappy bra. Na moda praia, opções de biquínis, maiôs, saídas, macaquinhos e kaftans, assim como modelos fitness originais.

Os padrões geométricos comuns no Marrocos estão nas estampas da coleção. Os tecidos utilizados são rendas, microfibra, tules, cetim e tecidos tecnológicos como walk strech, emana, ecológicos, com repelente e UV. As peças também são enriquecidas com detalhes; a linha praia, por exemplo, possui adereços artesanais como crochê, passamanarias e pompons.

A cartela de cores é bem variada: vermelho, preto, branco, nude, azul e verde são constantes. Com as variantes de cada coleção, a marca utiliza tons como pérola, terra, pink, laranja, amarelo e azul turquesa, assim como as cores ditadas pela Pantone. Já as estampas variam de acordo com as tendências da moda e seguem os padrões para cada linha – lingerie, praia e fitness.

Moda Praia Verao 2018 Biquinis e Maios OuseUse

Um pouco da história
O biquíni, primo do maiô, foi criado pelo francês Louis Réard, em 1946. Na época, as duas peças minúsculas causaram polêmica e escândalo. No começo, apenas as mulheres mais ousadas se dispuseram a usar a novidade. Mas nos anos 50, a peça começou a ser vista com mais frequência, principalmente entre as atrizes famosas de Hollywood, como Marylin Monroe. A partir daí, o biquíni ganhou adeptas no mundo todo.

No Brasil, a peça ganhou grande repercussão com duas mulheres marcantes: Helô Pinheiro (a eterna Garota de Ipanema) e a cantora Leila Diniz. Nos anos 70, o biquíni ganhou de vez as areias do Brasil e a moda praia começou a ter uma identidade própria. Foi nessa época que surgiram as primeiras confecções e as adaptações mais ao gosto das brasileiras: um pouco menor e bem mais sensual.

-- --