Vendas do Dia dos Namorados 2016 caem 9,5% e atingem o pior desempenho desde criação do indicador da Serasa Experian em 2006

loja-damyller-shopping-pelotas-loja-damyller
No final de semana da data (10 a 12 de junho) houve queda de 10,7% em todo o país

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2006. Durante a semana da data, de 06 a 12 de junho, as vendas em todo o Brasil caíram 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Dia dos Namorados (10 a 12 de junho), houve queda de 10,7% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (05 a 07 de junho).

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Namorados caíram 8,9% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 8,6% em relação ao período equivalente ao ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crédito mais escasso e mais caro, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Namorados deste ano.

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 06 a 12 de junho de 2016 e comparadas às consultas realizadas no mesmo período de 2015; e as do período de 10 a 12 de junho de 2016, em comparação às do período de 05 a 07 de junho de 2015.

-- --