Expoagas 2015 – Seminário Jurídico sobre os impactos e responsabilidades dos descartes de resíduos sólidos defendeu o uso da logística reversa

ExpoAgas 2015

A Expoagas 2015 – Feira e Convenção Gaúcha de Supermercados, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e maior evento da área no Cone Sul, realizou na tarde de terça feira (25.08.15), o Seminário Jurídico sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos: Impactos e Responsabilidades. No painel, a Promotora de Justiça do RS, Caroline Vaz; o coordenador das assessorias técnicas da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentado do RS (SEMA-RS), Valtemir Goldmeier; a responsável pelo departamento de Resíduos da BVRIO, Luciana Freitas; e o engenheiro Químico, Denis Pedro Belia, abordaram as diversas questões que envolvem o tratamento de lixo. A mediação do debate foi feita pela vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Marilia Longo.

Durante a apresentação, foi defendido o uso da logística reversa, prática em que todas as pontas da cadeia se responsabilizam pelo descarte correto dos seus resíduos. “A logística reversa é um instrumento que torna mais rentável e interessante, o descarte correto dos resíduos, evitando assim, diversos problemas ambientais”, comentou Caroline Vaz. A promotora ainda ressaltou que para dar certo, é necessário passar por uma mudança cultural. “Precisamos mudar a maneira de pensar para buscar soluções inovadoras para as outras capitais do país”, conclui.

O objetivo do debate foi de aprofundar as questões de descarte de resíduos, que é um dos grandes desafios do setor varejista. No momento, o Ministério Público do RS, através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CaoConsumidor), em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) e outras entidades, deflagraram um projeto experimental que divulga a aplicação prática da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, projeto de lei aprovado em 2010, em Porto Alegre. Com a campanha “Descarte Correto”, o DMLU disponibilizará pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes aos consumidores de Porto Alegre, nos meses de setembro e outubro. As lâmpadas serão recolhidas e destinadas pelas empresas Apliquim Brasil e Recilux. Cada consumidor poderá levar até cinco lâmpadas para entrega.

 

 

 

-- --