Paraty lança calendário Turístico e Cultural 2019

Paraty Calendario Turistico

Turismo no Brasil

Paraty lança calendário Turístico e Cultural 2019

A Prefeitura de Paraty, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, apresenta o Calendário Turístico e Cultural 2019. Reunindo diversos públicos, 2019 promete ser agitado na Cidade Histórica. O ano começa com a tradicional queima de fogos em diversas praias da cidade. Durante os meses de janeiro e fevereiro o projeto Viva Verão traz a leveza da estação com música de qualidade ao ar livre. No segundo mês do ano Paraty completa 352 anos e no dia 28 acontece o corte de bolo ao som de “parabéns pra você”, entoado pela Banda Santa Cecília. Em março a cidade se transforma e recebe os foliões para curtirem o carnaval de rua.

Em abril a praia do Pouso da Cajaíba recebe a 14ª edição do Fest Juá. O festival de futebol caiçara é realizado entre as seis equipes da Zona Costeira de Paraty e atrai o público por conta da sua peculiaridade: o jogo é na areia e com a maré alta os atletas driblam a bola e as ondas. O Bourbon Festival Paraty traz musicalidade para as ruas do Centro Histórico em maio, onde apresenta artistas consagrados do cenário da música nacional e internacional. Já a tradicional Festa do Divino Espírito Santo reafirma a religiosidade da cidade com seus ritos. Junho é o mês da abertura do defeso do camarão. E para comemorar, os pescadores da Ilha do Araújo promovem o Festival do Camarão, onde angariam fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo, protetor dos pescadores.

Julho é o mês da Flip. A Festa Literária de Paraty, sucesso há 17 anos, homenageia em 2019 o autor Euclides da Cunha. Ainda neste mês a Festa de Santa Rita atrai moradores e turistas, que celebram o dia da santa com música boa e barraquinhas da comunidade local com comida e bebida. Os principais alambiques da cidade se reúnem em agosto para realizar o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. O evento conquistou público diferenciado ao ser totalmente remodelado pela Prefeitura há cinco anos. Se tornou mais intimista e passou a valorizar ainda mais os produtores da bebida e artistas locais. Setembro Paraty se transforma em cenário com o Paraty em Foco. O festival internacional de fotografia tem programação vasta com workshops, exposições e muita arte. A cidade também tem encantos na mata. Por isso, neste mês, o Festival Aves de Paraty traz um outro olhar para a cidade.

Logo no início do mês de outubro a música invade as ruas do Centro Histórico com o Mimo. O festival nasceu em Olinda, mas ganhou o mundo e já aporta em Paraty há seis anos. O evento apresenta concertos de grandes artistas e uma programação paralela de cinema sobre música. Para fechar o mês com chave de ouro, a Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido a Paraty pela Unesco em 2017, abre as portas para a Folia Gastronômica, que sempre reserva surpresas nos cheiros, cores e sabores. “Com uma proposta diferenciada, diversos restaurantes da cidade preparam pratos especiais com elementos da cultura gastronômica caiçara. Essa ação reafirma as tradições locais ligadas à gastronomia, que vão desde o agricultor até à mesa do turista”, afirma o Secretário de Turismo, Edson Moura. Durante os dias da Folia acontecem palestras com convidados de outras regiões do país, promovendo um verdadeiro intercâmbio gastronômico.

Em novembro o calendário traz três eventos. Um religioso, a Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade. E dois em homenagem ao mês da consciência negra: ÀWA – Festival Sesc de Cultura Negra e Encontro da Cultura Negra. Os eventos reúnem ações variadas com atividades artísticas que abordam o tema Cultura Afro-brasileira. Em dezembro a cidade se prepara para receber os turistas da alta temporada, começando pelas comemorações de Natal.

.