Turistas ganham novo espaço de lazer em Boa Vista

Turismo Boa Vista Roraima

Boa Vista ganha mais um espaço de lazer para a população local e para o turista que visitar a capital de Roraima. A Orla Taumanan, estrutura suspensa localizada às margens do rio Branco e um dos principais pontos turísticos da cidade, foi reinaugurada depois de passar por um processo de revitalização financiado com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida da prefeitura local.

A modernização deste trecho da orla, incorporado ao centro histórico de Boa Vista, incluiu a substituição dos pisos e da escadaria, que dá acesso à margem do rio, além da renovação completa dos quiosques, onde funcionam restaurantes e choperias. O espaço ganhou também um parque infantil, passou a oferecer gratuitamente conexão à internet sem fio e se adequou às normas de acessibilidade.

“Essa obra é um bom exemplo da importância da infraestrutura turística ao oferecer novos atrativos ao visitante”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. O valor do contrato firmado com a prefeitura de Boa Vista é de R$ 2,2 milhões, dos quais R$ 1,95 milhões são investimentos do MTur.

A superintendente de Turismo de Boa Vista, Alda Amorim, aponta a Orla Taumanan como um dos principais cartões postais da cidade. “O local é um verdadeiro complexo turístico, um dos lugares mais visitados pelos moradores e também pelo turista”, disse. “É da cultura do boavistense o uso dos espaços públicos para o lazer”, disse.

A sustentabilidade e a segurança foram dois critérios considerados no planejamento das obras. Segundo a Superintendência de Turismo de Boa Vista, a orla ganhou iluminação com lâmpadas de LED, que duram cerca de dez vezes mais que as tradicionais e fornecem o dobro da luminosidade, com um consumo menor de energia. O local, além de abrigar o Centro de Atendimento ao Turista, terá também um posto de vigilância da Guarda Civil Municipal.

No Ano Olímpico, a Orla Taumanan é um dos atrativos que poderão marcar a presença de Roraima no imaginário do público dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Afinal, Boa Vista é uma das capitais brasileiras que receberá o revezamento da tocha olímpica a partir de maio de 2016.

-- --