Governo Federal vai retomar nove obras do PAC Turismo

Investimento de R$ 7,5 milhões em nove obras do PAC Turismo vai gerar 45 mil empregos.
No Rio Grande do Sul, foram selecionadas as cidades de Jaguarão e Pelotas.

Governo Federal vai investir R$ 7,5 milhões em nove obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Turismo, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura turística no País. A escolha das obras levou em consideração a relevância para a população e a melhoria que irão proporcionar nas condições de vida dos brasileiros.

Cidades beneficiadas com obras ligadas à infraestrutura turística:
As obras estão presentes em cinco estados: Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará e Rio de Janeiro. Confira a lista de cidades beneficiadas : Congonhas (MG), Diamantina (MG), São João del Rei (MG), Goiânia (GO), Goiás (GO), Jaguarão (RS), Pelotas (RS), Santarém Novo (PA) e Vassouras (RJ). Todas as obras se referem à sinalização turística em destinos como Pelotas (RS) e Vassouras (RJ). As cidades históricas mineiras de Congonhas, Diamantina e São João Del Rei terão obras atendidas pela liberação de recursos.

casa-de-cultura-de-jaguarao-foto-lino-marques-cardoso
Casa de Cultura de Jaguarão
O local onde funciona, atualmente, a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão é considerado uma das relíquias arquitetônicas do estado gaúcho. O prédio compõe o conjunto de edificações históricas que configuram o entorno da Praça Dr. Alcides Marques. No século XIX, foi residencia e nos primeiros anos do século XX passou a funcionar como educandário, ligado à ordens religiosas. Em seguida, passou a ser sede do Poder Judiciário e funcionou como Fórum da Comarca até o ano de 1994. Em 1996 foi transformado em Casa de Cultura, passando a promover diversas atividades como oficinas, exposições de arte e mostras culturais.

pelotas-colonias-divulgacao

Pelotas colonial
Simplicidade e aconchego são os diferenciais oferecidos a quem procura o turismo rural, além é claro das belas paisagens. A zona da Colônia de Pelotas oferece vários destinos e as mais variadas formas de desfrutar o que a natureza tem de mais belo, como trilhas ecológicas orientadas, banhos de cascata e cachoeira, passeios a cavalo, esportes radicais e uma culinária bastante rica. Entre os atrativos: Cachoeira Arco-Íris,  Cachoeira Paraíso,  Camping Moinho das Pedras, Chácara dos Pinus, Monte Bonito Colônia Zona Sul, Museu Etnográfico da Colônia Maciel, Parque Nova Cascata, Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Templo das águas

Economia
“A liberação de verbas para conclusão de obras de sinalização turística demonstra a importância que o governo dá ao setor do Turismo, importante gerador de empregos e renda no País”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

De acordo com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira, as construções poderão ser retomadas até 30 de junho de 2017. O prazo máximo para conclusão é dezembro de 2018. Caberá à pasta a regulamentação e fixação, por meio de portaria, dos prazos para a retomada e a conclusão dos empreendimentos.

A estimativa é de que a iniciativa gere até 45 mil empregos na cadeia produtiva da construção civil.

-- --