Transposul 2014 – Feira e Congresso de Transporte e Logística divulga programação

 

Segundo maior evento na área de transporte e logística do Brasil foi apresentado nesta quinta-feira para a imprensa em almoço realizado na sede do Sindicato.

 

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do RS (SETCERGS), Sérgio Neto, realizou na quinta-feira (03.07.14) a apresentação para a imprensa da 16ª Feira e Congresso de Transporte e Logística – Transposul, que será realizada entre os dias 15 e 17 de julho, na Fiergs, em Porto Alegre / RS.

 

Os desafios dos segmentos de transporte e logística foram colocados em perspectiva durante o encontro. Neto destacou a necessidade de mobilização em um ano economicamente difícil, ressaltando a importância da área para o desenvolvimento nacional. “Nosso setor é um dos que mais emprega, mais paga impostos e menos tem subsídios. Diante deste cenário precisamos olhar para as dificuldades e transformá-las em acertos e bons resultados”, afirmou.

 

O mercado gaúcho também foi abordado, tendo como foco as iniciativas para controle de acidentes, roubo de cargas, infraestrutura e a renovação da frota. “85% do que se consome no Rio Grande do Sul é transportado por caminhões, número muito superior à média do país. Dentro deste contexto, temos que avaliar uma série de fatores, como as estradas precárias e falta de acessos municipais pavimentados a cerca de 80 municípios e a rodagem excessiva de caminhões. É preciso investir para eliminar esses problemas”, argumentou.

 

Acompanhado pela diretoria do Sindicato, Neto também falou sobre os destaques da atual edição do evento, que deve receber 100 expositores e movimentar em torno de R$ 100 milhões durante os três dias de Feira. Cerca de 30 empresas participarão da Feira pela primeira vez, dentre elas a DAF, uma das principais montadoras de caminhões da Europa, e a Foton, gigante chinesa do setor automotivo que apresentará o caminhão a ser fabricado em sua nova fábrica, em Guaíba.

 

 

PROGRAMAÇÃO

A programação de palestras da Transposul abordará diferentes áreas do mercado ao longo dos três dias do evento. Serão debatidos diversos temas, como perspectivas econômicas, cenário atual da economia brasileira, histórias de sucesso, sociedade e trânsito, governança corporativa (foco em empresas familiares), infraestrutura, roubo de cargas, logística reversa, tecnologia, entre outros.

 

Dentre os palestrantes confirmados está o empresário Paulo Bellini, fundador e presidente emérito da Marcopolo; o jornalista William Waack, âncora do Jornal da Globo; o Presidente da Foton no Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros; Patrice Gaidzinski, especialista em Psicoterapia de Família, Coaching de Carreira e de Vida; Nazareno Stanislau Affonso, Presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável – RUAVIVA; e Malcolm Montgomery, um dos mais renomados médicos ginecologistas do país, entre outros.

 

 

PROGRAMAÇÃO CONGRESSO

15 de julho de 2014
14 horas – Abertura oficial da 16ª Transposul (Auditório 1)
16 horas – Palestra perspectivas econômicas para os próximos anos
(Auditório 1)
::: Luiz Carlos Mendonça de Barros (CEO da Foton Brasil)
18 horas – Palestra: Marcopolo, sua viagem começa aqui (Auditório 1)
::: Paulo Bellini (presidente emérito da Marcopolo)

 

18 horas – Lançamento da planilha referencial de custos de 2014 – Cargas Fracionadas (Auditório 2)
::: Engenheiro Lauro Valdivia Neto

 

16 de julho de 2014
14 horas – Palestra: Cenário atual da economia brasileira (Auditório 1)
::: William Waack (apresentador do Jornal da Globo)

 

16 horas – Painel Governança Corporativa: Um desafio para continuidade das empresas familiares (Auditório 2)
::: Patrice Gaidzinksi (Coord. do Curso EDP – Executive Development Program in Family Business da HSM Educação SP.
Robert Juenemann (sócio-fundador da Robert Juenemann Advocacia Empresarial e Familiar)
Sérgio Fleck (Conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC)

 

16 horas – Painel Novas Tecnologias: Qualificação na formação de condutores (Auditório 1)
::: Adão de Castro Júnior (Gestor de Trânsito e Transporte)

 

17h30 – Painel Público e Privado: Comportamento ético do indivíduo no trânsito (Auditório 1)
::: Lúcio Fernando Garcia (Assessor da Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana CRPRS)

 

18h30 – Painel Sociedade e Trânsito: Paz no trânsito, um sonho possível? (Auditório 1)
::: Nazareno Stanislau Affonso (Presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável – RUAVIVA)

 

18 horas – Palestra: Mudanças na Lei 12619 (Auditório 3)
::: João Pedro Silvestrin (Desembargador do Tribunal Superior do Trabalho – TST)

 

 

17 de julho de 2014
14 horas – Seminário de combate ao roubo de cargas (Auditório 1)
::: Edval Novaes (Subsecretário de Tecnologia da Secretaria de Segurança Público do RJ)
::: Maria Alice Nascimento Souza (Diretora Geral da Polícia Rodoviária Federal)
::: Guilherme Yates Wondracek (Delegado Chefe da Policia Civil RS)

 

14 horas – Palestra eSocial: O novo desafio a ser enfrentado pelas empresas (Auditório 2)
::: André Bocchi da Silva (especialista em Legislação Previdenciária e Trabalhista)

 

16 horas – Painel: Logística Reversa (Auditório 2)
::: Eduardo MC Mannis Torres (Engenheiro Químico)
::: Leonor Pintor Moura (Farmacêutico Líder do Apoio Técnico no Grupo Dimed)

 

16 horas – Painel: Tecnologia em Transportes
::: Antonio Marsilli
::: 18 horas – Palestra: Paixão, Poesia e Êxtase (Auditório 1)
::: Malcom Montgomery (ginecologista membro da International Society Of Psychosomatic in Obstetric and Ginecology – ISPOG.

 

 

INTERCOMEX 2014

A InterComex – Congresso Internacional de Comércio Exterior e Logística, terá especialistas de diversos segmentos nos painéis que abordarão temas como procedimentos jurídicos na exportação, procedimentos jurídicos na importação e custos logísticos.

 

– Procedimentos Jurídicos na Exportação – com Rafael Nogueira Simas, advogado especialista em Direito Internacional, Marítimo e Aduaneiro, MBA em Negociação e Tributação Internacional pelo INEJE – Inst. Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais.

 

– Procedimentos Jurídicos na Importação – com Fernando Pierri Leonardo, Presidente da ABEAD – Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros e da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/MG; e Walter Veppo, Diretor da Veppo Advogados Associados SS, Especialista em Direito Aduaneiro, Tributário e Comércio Exterior.

 

– Custos Logísticos – com o Gerente Executivo de Infraestrutura e Secretário-Executivo do Conselho de Infraestrutura da CNI, Wagner Ferreira Cardoso, e o Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

 

– Painel Navegação de Cabotagem – com Rodrigo Orsoletta, Gerente Comercial do Tecon Rio Grande, e Thiago Gonçalves, Gerente Comercial Nacional e Mercosul da Log-In.

 

 

ESPAÇO ÔNIBUS

A Transposul 2014 contar com o Espaço Ônibus, uma área exclusiva para o transporte rodoviário de passageiros. O presidente do SETCERGS, Sérgio Neto, destaca que o objetivo desta ação é criar maior interatividade entre os fabricantes de ônibus, equipamentos e serviços, com os empresários da região sul que buscam novos negócios e investimentos neste mercado.

 

 

CERTIFICAÇÃO

Ação de conscientização e orientação, visando à humanização do transito e incentivo a direção consciente, o programa Transportadora da Vida foi lançado em maio de 2006 a partir da parceria entre o SETCERGS e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Empresas aderidas aos ciclos anuais são orientadas, visitadas e auditadas sobre mais de 40 itens de verificação, no sentido de atingir pontuação que permita ser certificadas com o selo de “EMPRESA CERTIFICADA TRANSPORTADORA DA VIDA”. A finalidade do programa é a prevenção da vida e de desenvolvimento de uma cultura interna nas organizações, voltada a colaboração ambiental, redução de custos e melhoria das relações de trabalho. As empresas certificadas pelo programa em 2014 serão conhecidas no dia 17 de julho, às 16 horas, no Auditório 1.

 

 

PRÊMIO

Paralelamente a Transposul será entregue o VII Prêmio SETCERGS de Logística. O prêmio é voltado a alunos que têm trabalho de conclusão aprovado e entregue entre 2012 e o primeiro semestre de 2014, de cursos tecnólogos, de graduação, pós-graduação Lato Sensu ou MBA nas áreas de Logística, Administração, Comércio Exterior, Engenharia de Produção e demais áreas voltadas para melhorias da gestão dos processos logísticos das empresas. Os prêmios serão entregues no dia 17 de julho

Transposul 2014 Cobertura Sortimentos.com

-- --