Tramandaí Verão 2018 / 2019 : revitalização da Beira-mar

Tramandai revitalizacao da Beira-mar - Tramandai
Início das obras e projeto ciclovia

Tramandaí Verão 2019

Revitalização da avenida Beira-mar em Tramandaí no litoral norte gaúcho

A nova Beira-mar de Tramandaí terá ciclofaixa, quadras poliesportivas, pista de skate, pista de patinação, academias ao ar livre e playgrounds. Uma nova e moderna iluminação será instalada, deixando a orla mais bela e segura. Pergolados e bancos personalizados serão distribuídos em pontos específicos do calçadão, que terá a bela pedra portuguesa nas cores preto e branco, iguais as que estão sendo aplicadas na revitalização da Avenida Beira-Rio. Todo o projeto é da Arquiteta e Urbanista Alessandra Gelain, do Departamento de engenharia da Prefeitura de Tramandaí.

A temporada de veraneio 2018 / 2019 não será prejudicada. As máquinas da primeira etapa da obra, no trecho entre a Rua 12 de Abril e a Paraná, darão lugar aos comerciantes, moradores e turistas. A segunda etapa, entre a Paraná e a Avenida Rubem Berta, deve iniciar em março e será concluída em meados de agosto. A terceira parte, entre a Rubem Berta e a Avenida Atlântica, tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2020. A empresa responsável pela execução da obra é a Planauto Pavimentações LTDA, a mesma que transformou a orla de Capão da Canoa.

Construção de ciclofaixa na Beira-Mar
Dando continuidade ao processo de revitalização e crescimento de Tramandaí, a Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, dará início a construção da ciclofaixa na Beira-Mar. Orçada em R$ 282.826,94, a obra se estenderá entre a Ubatuba de Farias e a Santinha, totalizando 2,6 KM.

“Viabilizamos essa obra junto a Caixa Econômica Federal, em mais uma ação da Secretaria de Planejamento. Os recursos alcançados estão trazendo desenvolvimento para Tramandaí”, disse o Secretário Cláudio Pereira durante reunião realizada na quinta-feira (06/12).

O Prefeito Luiz Carlos Gauto elogiou a obra: “Estamos, com esse projeto, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a nossa população e para os visitantes. É mais uma grande obra que em breve vamos entregar para a comunidade”, finalizou o Prefeito.

A ciclofaixa é um projeto da arquiteta e urbanista Mara Giron Gazola e do engenheiro Bruno Lansini, integrantes da Secretaria de Planejamento. Ele visa qualificar e oferecer, na orla, um espaço seguro para bicicletas circularem na pista de rolamento, delimitada por sinalização específica com pintura e tachas reflexivas bidirecionais. Além disso, o projeto contempla 12 estações de paraciclos com totens de localização e iluminação fotovoltaica (alimentadas por energia solar) no piso, propiciando o seu uso noturno.

A empresa vencedora da licitação já recebeu a carta de início e nos próximos dias começará a execução da obra.

Texto: Maxwell Bernardes (ASCOM)

.