Especialista explica como deve ser o look masculino em eventos sociais

traje-masculino-eventos-sociais-look-masculino-eventos-sociais-02

Algumas dúvidas costumam surgir na hora da escolha do traje para um evento social, principalmente em relação às cores e também aos cortes – para quem busca um visual mais moderno. Porém, seja durante o dia ou à noite, uma coisa é certa, o terno é obrigatório para o homem nessa ocasião.

Segundo a especialista em alta costura e empresária Juliana Georges Simões, esse tipo de evento é mais formal e elaborado, como por exemplo, jantares, coquetéis, consertos e casamentos. Por isso, ela indica terno slim completo: calça, camisa social de preferência lisa, paletó e gravata slim com padrão mais discreto.

“Se for durante o dia, prefira cores claras (menos branco). Se for à noite, vá de preto, para não errar. Sapato e cinto indico sempre na cor preta. O uso do colete é opcional. Particularmente, acho super chique”, diz a profissional de alta costura.

traje-masculino-eventos-sociais-look-masculino-eventos-sociais

De acordo com Juliana, as cores mais indicadas para não errar na combinação são o preto e o cinza. Já os acessórios indispensáveis – no traje social masculino – para os dois períodos do dia, são a gravata, o cinto e o sapato social. “Use sapato e cinto da mesma cor. Prefira sempre o preto. As tonalidades não precisam ser exatamente as mesmas, mas devem funcionar bem juntas”, esclarece.

A especialista ainda completa que não é permitido usar cores diferentes de paletó e calça em um evento social. “Se a cor da calça for diferente da cor do paletó, se trata de um blazer e uma calça social. Em um evento social, esse traje não é permitido. Esse tipo de combinação é usado quando o dresscode for esporte fino”, orienta.

Para a empresária do ramo de alta-costura, o terno slim tem sido a preferência na hora de escolher o traje social, principalmente quando feito sob medida. “Vale muito o investimento, pois o caimento fica impecável! É uma roupa que vai durar muitos anos em seu guarda-roupas’, recomenda.

traje-masculino-eventos-sociais-look-masculino-eventos-sociais-01

A gravata
A gravata é indispensável em um evento social, seja ele diurno ou noturno, e segundo a profissional, o nó deve estar bem ajustado para não mostrar um “visual cansado”. Apesar do entra e sai da moda, a largura média de uma gravata é de 8cm e o comprimento tem em torno de 140cm.

Juliana explica que os nós fazem toda a diferença. “O four-in-han (o mais simples) vai bem com todo tipo de colarinho e gravata. O semi-windsor (nó um pouco mais cheio) exige colarinho mais aberto. Já o nó Windsor (mais encorpado) é usado em colarinhos bem abertos”, diz.

Especialista diz mais regras para saber se o terno está na medida certa do corpo:
– Manga do paletó: deve terminar no primeiro ossinho do dedão, cerca de 0,5cm a 1,2cm da manga da camisa.
– O paletó deve cobrir apenas as nádegas. Abaixo disso dará a impressão de que você é mais baixo e tem pernas curtas.
– A barra da calça deve sempre tocar o peito do pé e terminar no começo do salto do sapato. Esta é a barra transversal, onde a frente é sempre mais curta que atrás.
– A ponta da gravata deve coincidir com a fivela do cinto.
– Camisas com medidas exatas ajudam a reduzir o volume corporal. Elas devem ser sempre do tamanho exato. Dê preferência para as feitas sob medida e não esqueça de colocar as iniciais do seu nome.

Fotos: divulgação / Victoria Alta Costura