Fórum Brasil Central de 2016 – Tocantins apresenta proposta ecoturismo integrado

Fórum Brasil Central 2016 - Foto Emerson Silva - Governo do Tocantins
Fórum Brasil Central 2016 – Foto Emerson Silva – Governo do Tocantins

O ecoturismo é um dos segmentos turísticos que apresenta expansão de 15% a 25% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). E o Brasil tem grande potencial para desenvolver o setor, uma vez que está entre os 17 países de maior biodiversidade. Diante desse cenário, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, apresentou a proposta de elaboração de um projeto de turismo integrado entre os estados membros do Consórcio Brasil Central, no 3º Fórum Brasil Central de 2016, realizado na manhã de sexta-feira (03.06.16), em Palmas / TO.

O turismo de natureza pode ser uma alternativa para desenvolver a economia regional, garantir a conservação do bioma Cerrado e promover culturas tradicionais locais. “A proposta é a criação de políticas conjuntas entre os consorciados, a promoção e divulgação – principalmente no exterior – de roteiros integrados entre os estados participantes e a atração de investimentos para a área do turismo”, defendeu o secretário durante a sua apresentação.

Sobre a proposta, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, parabenizou a iniciativa e disse que deve ser considerada. “Poucos temas podem integrar tanto a região como o turismo. O turismo é uma área de grande potencial de geração de renda de forma sustentável”, pontuou.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que a proposta está de acordo com um dos eixos estratégicos do Consórcio, que é meio ambiente e turismo, e que inclui ainda infraestrutura; logística; industrialização; empreendedorismo; educação e ciência, tecnologia e inovação, no intuito de consolidar políticas e ações para o desenvolvimento nos estados desses setores.

Para elaboração do projeto, devem ser levantadas informações sobre os roteiros, infraestrutura, equipamentos e profissionais ligados ao turismo, assim como, a elaboração de um plano estratégico estabelecendo metas e ações a curto, médio e longo prazos.

Fórum
O Fórum Brasil Central de 2016 tem como objetivo estabelecer uma agenda comum para o desenvolvimento dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central. Juntos, os estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e o Distrito Federal ocupam 25% do território nacional e possuem 18 milhões de habitantes.

Na reunião de sexta-feira (03.06.16), foi assinado um protocolo de intenções para enfrentamento aos problemas de segurança e discutidos assuntos nas áreas de educação e saúde, temas previamente definidos por secretários dos estados participantes. Esta é a nona edição do evento e a terceira realizada somente este ano. É a segunda vez que o Tocantins sedia o encontro.

Texto : Daniela Oliveira/Governo do Tocantins