Tecidos : quais os tipos existentes e os cuidados que devemos ter com cada um deles

tipos de tecidos setor textil

Na hora de comprar uma peça de roupa é comum sentirmos dificuldade em diferenciar o tipo de tecido pois existe uma diversidade. No entanto, o conhecimento é fundamental para que possamos usá-lo corretamente, aumentando sua durabilidade. Abaixo listamos os dez tecidos mais conhecidos, com suas principais características.

Algodão

Peças 100% algodão são resistentes e fáceis de lavar, principalmente na remoção de manchas difíceis. Ele proporciona caimento leve e delicado no corpo e por isso é indicado em peças que entram em contato direto com a pele.

:: Aprenda a usar – Recomenda-se não colocar roupas 100% algodão de molho e a lavagem deve ser feita separadamente para não ter migração de cor. É importante também se atentar com o tipo de produto utilizado, para não desgastar ou envelhecer o tecido.

Algodão egípcio

Existente há mais de 7 mil anos, é conhecido pela fibra diferenciada e de alta qualidade. Esse tipo de algodão costuma ser indicado para pessoas com pele sensível, já que tem toque macio. Sua textura e fibras longas permitem que as propriedades da roupa sejam mantidas mesmo após muitas lavagens. Hoje, somente 3% desse algodão é produzido no mundo.

:: Aprenda a usar – Peças de algodão egípcio devem ser lavadas delicadamente, com pouca roupa na máquina. Isso porque o excesso favorece que as fibras sejam desbotadas e quebrem, diminuindo sua durabilidade.

Algodão pima

Pouco conhecido em comparação com o algodão egípcio, mas com características semelhantes. Essa matéria prima é cultivada, em grande parte, no norte do Peru e, por ser colhido manualmente, não sofre interferências químicas. Atualmente, é o algodão com a fibra mais fina e longa do mundo, além de ser mais durável do que os demais.

:: Aprenda a usar – A peça pode ser lavada diretamente na máquina, sem a preocupação de criar as incômodas bolinhas.

Viscose

Tecido responsável pela alta tenacidade das peças, deixando as cores mais destacadas e vivas.

:: Aprenda a usar – Peças em viscose não precisam de lavagens longas. Na máquina, tente colocar o tempo mínimo para garantir a durabilidade da peça. Respeite as temperaturas indicadas nos ferros de passar para cada tipo de tecido. Porém, assim como a viscose amassa com facilidade, ela também é prática para passar, dispensando ferro com temperatura elevada.

Poliamida

É uma fibra genérica, muito utilizada na confecção de roupas íntimas, esportivas e moda praia e é amigável à pele, devido a sua maciez e flexibilidade.

:: Aprenda a usar – Tome cuidado com a lavagem, pois ela interfere diretamente no desgaste da roupa. Evite colocar peças coloridas juntas, principalmente se estiverem molhadas, para evitar manchas. A poliamida dispensa o uso de secadoras e ferro de passar.

Micromodal

Conhecida por ser 100 vezes mais fina que um fio de cabelo e duas vezes mais fina que as fibras normais. Esse tecido costuma secar rapidamente, resiste a altas temperaturas e muitas lavagens, não deformando ou desgastando com facilidade.

:: Aprenda a usar – Na lavagem, utilize produtos que sejam específicos para esse tipo de tecido, coloque na máquina no modo suave e não demore para estendê-las.

Bambu

Tecido de fibra celulósica, extraída da própria árvore do Bambu. Ele possui características antibacterianas e biodegradáveis, com toque extremamente macio e confortável. Suas propriedades permitem a tecnologia termodinâmica, ou seja, que esfrie no verão e esquente no inverno, além de proporcionar proteção anti UV.

:: Aprenda a usar – Dispensa o uso de ferro quente, justamente por ser um tecido bem delicado. Caso tenha necessidade de passar, faça-o pelo lado avesso.

Poliéster

As fibras são literalmente artificiais e sintéticas. Esse tecido requer cuidados especiais, para evitar desgaste e bolinhas. Para quem tem uma rotina turbinada, torna-se ideal, pois não amassa e seca com facilidade.

:: Aprenda a usar – Na lavagem, use água morna ou fria e organize as peças por cores, pois também mancham com facilidade.

Tricoline

As roupas com esse tecido são leves e com toque diferenciado devido ao fio penteado usado na sua construção.

:: Aprenda a usar – A lavagem pode ser normal, mas não é aconselhável usar alvejante ou cloro. Ao passar, indicado deixar o ferro moderadamente quente.

Cotton

Constituído por 96% algodão e 4% elastano, tem as mesmas características que o algodão, porém com elasticidade.

:: Aprenda a usar – Não usar alvejante ou produtos similares e, durante a lavagem, é indicado deixar a máquina no modo normal. Não passar a roupa se não for do avesso e muito menos com o ferro quente.

Flame

Esse tecido agrega sofisticação à peça devido a irregularidade dos fios.

:: Aprenda a usar – Fácil de ser lavado e não possui restrições. Por ser delicado, não lavar com roupas pesadas.

.