Terra de Areia Notícias Verão 2017 : Projeto Aqui Tem Praia, desenvolvimento, educação, segurança e Balcão Cidadão

Aqui Tem Praia Terra de Areia Verão 2017

Sortimentos.com destaca as notícias de Terra de Areia, município localizado no Litoral Norte gaúcho, que possui as praias de Novo Curumim, Amaragi, Miramar, São Salvador, Santa Rita e Ibicuí.

Projeto Aqui Tem Praia
O Balneário Santa Rita de Cássia recebe de quinta-feira a domingo, das 8h30min às 18h, o projeto ‘Aqui Tem Praia’. Ao longo do dia acontecem diversas atividades físicas, como Dança Recreativa, Aulas de Caminhada Orientada e Vôlei de Praia, todas supervisionadas por professores de Educação Física. No local, área de convivência e empréstimos gratuitos de materiais esportivos.

Melhorias na BR 101 e desenvolvimento da cidade
O Prefeito de Terra de Areia, Aluísio Teixeira, esteve em Porto Alegre no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para uma reunião com o Engenheiro, Delmar Pellegrini, onde solicitou diversas melhorias ao longo da BR 101. Entre as solicitações estão a manutenção das laterais da BR101; obras de reparo e restauração das bocas de lobo que estão danificadas em toda a extensão; que seja viabilizada via de mão dupla nas marginais da via; a implantação de um acortinamento verde nas paredes da estrada, para diminuir a erosão causada pelas chuvas, além de melhorar a poluição visual e uma área de estacionamento na passagem sob a BR101 localizada entre as ruas Osvaldo Bastos e Alberto Pasuqlini. Outra pauta do Prefeito na quinta-feira foi discutir sobre o Desenvolvimento Econômico da cidade com a direção da CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas).

Agricultura Familiar
Na segunda-feira (30.01.17), o Diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e a Comercialização da Produção Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, José Paulo de Almeida, salientou em encontro com autoridades do município sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e agricultura familiar. “Precisamos incentivar e potencializar as vocações da nossa cidade, a Agricultura Familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos em todo o país, por isso estamos nos estruturando para cadastrar Terra de Areia no PAA e no programa Agricultura Familiar e assim, desenvolver ainda mais o setor na nossa cidade”, comentou o Prefeito, após a reunião.

Passe Livre para estudantes universitários e segurança pública para menores
O Prefeito Aluísio Teixeira e a Secretária de Educação, Cultura e Lazer, Jaqueline Hoffmann, se reuniram na quarta-feira (24.01.17), com o Diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE), Rodrigo Rodrigues e com o Coordenador do Litoral da mesma entidade, Kayo Henrique. O encontro tratou sobre o passe livre e a meia entrada para os estudantes universitários de Terra de Areia. Também, no mesmo dia, o Prefeito se reuniu com Conselho Tutelar e BM para debater sobre a segurança pública para menores de idade.

Balcão Cidadão
O Diretor da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), Gilberto Baldasso, entregou ofício onde manifesta o interesse de firmar termo de cooperação técnica visando a instalação de uma agência FGTAS/Sine no município. A FGTAS irá verificar a viabilidade de implantação da Agência, Enquanto os estudos acontecem, se comprometeu em implantar uma unidade Balcão Cidadão que prestará os serviços de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), intermediação de emprego e informações sobre seguro-desemprego.

Sobre Terra de Areia
A história colonizadora de Terra de Areia remonta aos tempos da distribuição das primeiras sesmarias, isto no século XVIII. Foi a partir do vale das Três Forquilhas que se iniciou a povoação da região, especialmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos, poloneses, negros, indígenas e japoneses. O povoamento do atual Município de Terra de Areia iniciou em fins de 1826, com a chegada dos imigrantes alemães que fixaram no Vale de Três Forquilhas, onde fundaram a Colônia Alemã de Três Forquilhas, atual município de Itati.

O nome “Terra de Areia” surgiu como denominação genérica da zona onde mais tarde seria implantado o núcleo urbano do Município. Tal denominação genérica foi empregada pelos imigrantes alemães como referencial, para diferenciar a composição do solo argiloso em que se fixaram.

A criação do Município deu-se pela Lei Estadual nº 8.561 de 13 de abril de 1988. A área do município mede 147,719 Km² e a população está em torno de 10 mil habitantes. A prefeitura municipal foi inaugurada em 14 de outubro de 1989.

Terra de Areia surgiu do desmembramento dos municípios de Osório e Capão da Canoa, sendo mais de 97% de seu território oriundo de Osório. Seu território estende-se da Serra Geral ao Oceano Atlântico, limitando-se com Maquiné, Capão da Canoa, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Itati, Arroio do Sal e Oceano Atlântico numa faixa de 4,5Km.

Hoje Terra da Areia é conhecida no estado do Rio Grande do Sul como a capital do abacaxi, fruta cítrica de sabor adocicado e refrescante. Além desta fruta, há cultivo de banana, cana-de-açúcar, milho, aipim (mandioca) e feijão. As culturas mais praticadas são as de hortaliças (repolho, couve-flor, feijão-vagem, beterraba, cenoura, rabanete, tomate, alface e berinjela) e flores (cravos, crisântemos e rosas).

A economia do município também tem força na agropecuária, com destaque para a pequena propriedade rural, nas quais a criação de gado de leite tem lugar especial nas zonas de campos e banhados, próximos aos rios e lagoas.

O município conta com o distrito de Sanga Funda, composto pelas localidades de Ressaco, Espigão, Linha Becker e Costa da Lagoa. Além deste distrito, há algumas localidades administradas de forma integrada pela prefeitura. São elas: Boa Vista, Cornélios, Barra dos Quirinos, Serraria, Bairro Olaria, Arroio Bonito, Bairro dos Julios e as praias de Novo Curumim, Amaragi, Miramar, São Salvador, Santa Rita e Ibicuí.

.