Asteroide 2007 MK6 passou perto da Terra, dizem cientistas

Planeta Terra, Asteroide 2007 MK6, Planetas Pequenos, Astronomia Internacional, Planeta Terra asteroides, asteroides Apollo, Planeta Terra asteroide Ikar, asteroide Ikar
Asteroide 2007 MK6 – Foto AllImpress

O asteroide 2007 MK6, com diâmetro de 200 a 600 metros, passou na quinta-feira (15.06.16), aproximadamente às 4h (horário do Brasil) a uma distância relativamente pequena da Terra. A informação foi divulgada pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional.

O asteroide foi descoberto em 2007 por astrônomos do observatório Mount Lemmon, nos Estados Unidos. Ele passou a uma distância de 15,2 milhões de quilômetros da Terra, o que significa que não representou nenhum perigo ao planeta. A distância é 40 vezes maior que a existente entre a Terra e a Lua.

O asteroide, de acordo com várias avaliações, pode fazer parte do chamado grupo de asteroides Apollo, assim como ser “parente” de outro grande corpo celeste que continua se aproximando da Terra – o asteroide Ikar. Esse último é aproximadamente duas vezes maior do que o 2007 MK6: sua massa atinge 3 bilhões de toneladas.

Embora o asteroide não represente ameaça à Terra, o planeta Marte pode ficar em perigo: em um mês, ele se aproximará do Planeta Vermelho, passando a uma distância de 1,33 milhão de quilômetros.

-- --