Maio de 2015 é o mais chuvoso dos últimos 10 anos no Brasil, diz Somar Meteorologia

Chuva-em-Sao-Paulo-foto-Fernanda-Carvalho-Fotos-Publicas
O início do mês maio de 2015 é marcado por chuvas acima da média em grande parte do país 

O mês de maio vem sendo um dos mais chuvosos dos últimos 10 anos. Normalmente, nesta época do ano, é normal que se fale sobre a seca, baixa umidade relativa do ar, poluição e queimadas, mas nada disso apareceu até este momento. As chuvas estão acima do normal neste mês em aproximadamente 70% do território brasileiro, isso não é observado desde 2005, quando a área que recebeu chuva acima do normal é semelhante ao de 2015.

tempo

“As chuvas estão acima da média em boa parte do país, em uma faixa que vai do norte do Paraná até o interior do Nordeste, passando pelo Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte”, comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

A área de chuva cobre boa parte do Brasil nos dois anos (2015 e 2005), porém os Estados mudaram um pouco, mas em sua totalidade o número de municípios é equivalente. “Em 2005, tivemos um início de maio com chuva acima da média no Sul, Sudeste, parte da região Nordeste e Norte, a exceção foi o Centro-Oeste”, comenta Oliveira.

Se falarmos só da região Sudeste, o padrão é semelhante em 2015 e 2012, quando as chuvas ficaram acima da média climatológica.
A comparação entre os dois mapas é feita em um mês de maio inteiro de 2005 com os 19 dias do mês de maio de 2015

-- --