Porto Alegre – Espetáculo Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana terá apresentação no Theatro São Pedro

Espetaculo Anjos e Grilos – O Universo de Mario Quintana

A Companhia de Solos & Bem Acompanhados fará a gravação do premiado espetáculo teatral SOBRE ANJOS & GRILOS – O UNIVERSO DE MARIO QUINTANA em apresentação única no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico), em Porto Alegre /RS, no dia 10 de novembro, às 20h. Os ingressos são a preços populares: R$ 8,00 e R$ 4,00 (estudantes, idosos e classe artística).

Anjos & Grilos
O espetáculo híbrido – épico, lírico, cômico, poético – no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mario Quintana, revelando não apenas o Mario confessional e lírico dos poemas, mas sua face pouco conhecida: a das entrevistas e das frases agudas e desconcertantes que questionam os valores da sociedade, da vida e da morte, completará em 2016 10 anos em cartaz.

A peça conta com projeções da artista plástica Zoravia Bettiol, (que assina a cenografia do espetáculo), uma referência mundial na gravura e uma das mais destacadas personalidades das artes plásticas no Brasil. As imagens com traços naïf são projetadas em uma tela transparente disposta no fundo do palco em forma de quadros e animações, materializando elementos sem impor uma imagem como ilustração meramente realista, mas sim, provocando o exercício de imaginação lúdica, tal qual é o filtro da poesia. A interpretação investe na pesquisa de linguagem e valoriza, potencializa e contracena com os textos, com as imagens e com a trilha sonora composta por Chico Ferreti.

A montagem estreou em junho de 2006 e desde então, vem percorrendo vários estados brasileiros (RN, TO, PI, AP, MG, MA, SE, CE, DF, PB, PE, MS, GO, RJ, SP, PR, SC, RS), participando de temporadas, projetos e festivais nacionais e internacionais, conquistando plateias de todas as idades e de diferentes condições sociais. Em mais de 170 apresentações, assistido por mais de 40.000 pessoas, além de excelentes críticas e diversas indicações, recebeu 17 prêmios: 5 de melhor espetáculo, 6 de melhor atriz, 1 de melhor trilha, 2 de melhor cenário, 1 de melhor texto adaptado além de prêmios especiais de júri e júri popular. A montagem vem espalhando a obra de Mario Quintana e contribuindo para quebrar a resistência em relação à poesia.

Foto Deborah Finocchiaro em Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana por Katia Faria