Sindigrejinha aposta na educação para formação de novos trabalhadores

sindiigrejinha-alunos-programa-caminho-sustentável-1
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com empresas de todo o Brasil aponta: a falta de mão de obra é um dos três maiores problemas do setor calçadista brasileiro, e uma realidade para todas as empresas. Para enfrentar a situação, o Sindigrejinha (Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha), através do programa Caminho Sustentável – A Opção Consciente, aposta na educação: firmou uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Igrejinha, com o objetivo de despertar, ainda nas crianças, maior conhecimento e vontade de trabalhar no setor.

A mão de obra altamente qualificada sempre foi um diferencial das indústrias locais, produzindo calçados de reconhecida qualidade. Com o passar do tempo, no entanto, parte da nova geração foi se afastando do setor, que é o mais importante da economia na região. “Queremos mostrar que existem excelentes oportunidades de trabalho e crescimento para quem estuda e se qualifica. O setor calçadista precisa desses estudantes para ocupar posições estratégicas nas nossas indústrias, e de tantos outros nos processos produtivos”, explica Renato Klein, presidente do Sindigrejinha.

O setor calçadista passará a ser trabalhado em sala de aula, em um grande concurso cultural. As crianças terão a oportunidade de conhecer o setor, suas práticas, e sua importância para a região. Além disso, exercitarão sua criatividade em trabalhos sobre quatro temas sugeridos: a indústria de calçados e os conceitos de sustentabilidade, a importância do setor calçadista para a economia e a qualidade de vida da comunidade de Igrejinha, as oportunidades de trabalho no setor calçadista, e o paralelo entre a história e o futuro do setor calçadista na cidade.

Os trabalhos poderão ser produzidos em vídeo, montagem de obras em garrafas pet, cartazes, livros, músicas, e fotografia. As melhores produções, de cada formato, serão premiadas com bicicletas e aparelhos eletrônicos. Os professores dos alunos escolhidos também receberão as mesmas premiações, cujos resultados serão conhecidos em 19 de setembro. “Queremos resgatar o valor do trabalho da indústria na comunidade, e que eles conheçam o setor calçadista e suas oportunidades”, explica Klein.

Além de ressaltar a importância da indústria para o crescimento da cidade, o projeto dá destaque especial para a sustentabilidade. “Despertar a consciência para a cidadania a partir da ótica da sustentabilidade é um dos mais importantes objetivos desse projeto. Mais do que evidenciar a importância do setor calçadista nas novas gerações, queremos formar cidadãos que irão contribuir para a comunidade”, ressalta o presidente do Sindigrejinha.

PROGRAMA – O Programa Caminho Sustentável é uma filosofia de ação, de gestão e de desenvolvimento sustentável do setor coureiro-calçadista de Igrejinha. A iniciativa envolve a troca de informações, treinamentos, qualificação em meio ambiente e tecnologia. Também são realizados projetos sociais de inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e comunidade. São associadas ao Programa Caminho Sustentável as 75 empresas filiadas ao Sindigrejinha.