Significados das flores nos assuntos do coração

flores Gloxinia

É, sim, muito romântico declarar interesse ou amor a uma pessoa, pedi-la em namoro ou casamento com um belo arranjo de flores. O amado ou amada saberá entender a intenção, mesmo que não verbalmente declarada. Mas as plantas servem também para dar recados embaraçosos, sem que se necessite dizer uma palavra, o que é muito confortável, em especial, para os mais tímidos.

É isto mesmo. As flores têm significados convencionados e, nos assuntos do coração, praticamente, todos os recados, sejam eles bons ou nem tanto, podem ser dados por um belo arranjo de flores, o que, no segundo caso, além de ajudar os tímidos, pode amenizar o clima.

O Dicionário das Flores, de Vivian Haynes, e das engenheiras agrônomas Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro e Patrícia Duarte, traz informações sobre diversas plantas encontradas no Brasil indicadas para expressar amor e paixão.

A afelandra, por exemplo, faz parte de um grupo de plantas que sempre “provocam o amor”. É o que diz o dicionário sobre essa vistosa planta, que significa “amor a primeira vista” e dá muito bem o seu recado quando é o caso.

A mesma mensagem é passada pela gloxínia, que, também significa amor a primeira vista, mas vai além, ao expressar “intenção de namoro ou casamento”. Romântica mesmo é mensagem dada pelo lírio branco: “É um paraíso estar com você”. Se o caso é dar a entender que o amor é antigo, que a pessoa povoa nossos sonhos há muito tempo, nada como um vaso de azaleias vermelhas. Mas, atenção! A cor é importante, em ambos os casos.

-- --