Porto Alegre – Serviço preventivo do Dmae vai deixar 39 bairros sem água por 24 horas

faltar agua

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está programando a interrupção da operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus durante aproximadamente 15 horas na terça-feira, dia 25 de agosto de 2015, para um trabalho de manutenção preventiva na Estação de Bombeamento (Ebab) Menino Deus. Em função disso, 39 bairros da cidade ficarão sem abastecimento de água durante cerca de 24 horas. O trabalho iniciará às 8h e tem encerramento previsto para às 23h da terça-feira, 25. A normalização do sistema se dará durante a madrugada de quarta-feira e se estenderá, conforme a região, ao longo de todo o dia 26. O Sistema Menino Deus abastece cerca de um terço da população de Porto Alegre (aproximadamente 460 mil pessoas) e é composto por 44 bombeamentos para 52 reservatórios, com volume de reservação de 87 milhões de litros (86,7 mil metros cúbicos).

Outros serviços – O Dmae está se programando também para executar, durante essa longa paralisação do Sistema Menino Deus, duas dezenas de outros serviços menores de manutenção, em dez estações secundárias de bombeamento e tratamento de água. Toda essa operação envolverá o trabalho de 140 servidores, dos diversos setores do Dmae.

Manutenção preventiva – O serviço de manutenção preventiva será feito no barrilete de recalque de água bruta. Este é o principal cano (tubulação) do Sistema Menino Deus. Em aço, tem bitola de 1,80 m. Todas as bombas que captam a água bruta no Lago Guaíba, junto ao Parque Marinha do Brasil, encaminham essa água para o barrilete, que leva morro acima (desnível de 11 metros) até a Hidráulica do Menino Deus, na rua Barão de Guaíba, e distribui essa água para os diversos canais da estação de tratamento. Sem o barrilete, o conjunto de bombas não tem como mandar a água e a estação de tratamento não tem de onde receber essa água, o que inviabiliza o sistema.

Confira os 39 bairros que serão afetados
Azenha, Boa Vista, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Cristal, Glória, Higienópolis, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Itu-Sabará, Jardim do Salso, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Praia de Belas, Santa Teresa, Santana, Santo Antônio, Tristeza, Vila Conceição, Vila Jardim, Agronomia, Belém Velho, Bom Jesus, Cascata, Coronel Aparício Borges, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Partenon, Petrópolis, São José, Três Figueiras, Teresópolis, Vila Nova e Vila João Pessoa.

Fonte PMPOA

-- --