Festival de Cinema 2014 de Gramado terá programação especial para a comunidade

Selecionados Festival de Cinema 2014 Gramado (2)

“E foi lá do fundo, perto da cortina, que ouvi alguém no palco anunciar que O Homem da Capa Preta era o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado… 12 de abril de 1986. Se todas as noites fossem iguais àquela, que maravilha viver!”, relembra o diretor Sérgio Rezende.

É celebrando as histórias que já encantaram plateias no Palácio dos Festivais durante mais de quatro décadas que o Festival de Cinema de Gramado chega à edição de 42 anos, que acontece de 8 a 16 de agosto. Como o maior evento ininterrupto do gênero, ajudou a construir tendências e a eternizar narrativas que marcaram o cinema brasileiro e latino nos mais variados gêneros. De “Toda Nudez Será Castigada”, de 1973, a “Tatuagem”, em 2013, grandes nomes já passaram por Gramado apresentando histórias singulares.

Ao longo desses anos o evento passou por muitas mudanças e experimentou vários formatos. Há dois anos a organização do evento aposta na participação efetiva das entidades do meio cinematográfico do Rio Grande do Sul como a força que renova e atualiza o mais reconhecido dos festivais latinos do Brasil. Agora em 2014, a entrada da Gramadotur, que assume a realização do Festival, dá sequência ao trabalho de total transparência de produção.

Para o presidente João Pedro Till, a autarquia permite que o evento seja pensado e trabalhado durante todo ano, permitindo metas mais ousadas e resultados mais efetivos a médio e longo prazo. Gramado tem um compromisso consolidado com o cinema nacional e quer ampliá-lo com o meio cinematográfico internacional.

Programação especial para a comunidade de Gramado

Nos três dias que antecedem a abertura oficial, os moradores de Gramado participam do evento com a doação de 1kg de alimento não perecível. A programação especial traz a exibição especial de um filme vencedor do Festival e dos curtas-metragens produzidos pelo projeto gramadense Educavídeo. “O Festival de Cinema é um evento da cidade de Gramado, um patrimônio que precisa sempre fazer parte da cultura da comunidade. Por isso, nada mais justo do que pensar em uma programação que coloca os gramadenses como protagonistas deste evento tão simbólico para a cidade”, comenta o presidente da Gramadotur João Pedro Till.

Selecionados Festival de Cinema 2014 Gramado (1)

Premiação em dinheiro

Já um desejo consolidado do Festival, a premiação em dinheiro se torna realidade nesta edição. A Gramadotur confirma a inédita iniciativa, garantindo 275 mil reais que serão distribuídos entre os vencedores das mostras de longas brasileiros e latinos e curtas brasileiros.

Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema

Já uma tradição no Festival, a Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema acontece pelo décimo primeiro ano consecutivo. A parceria garante a exibição dos filmes selecionados no Palácio dos Festivais, no primeiro final de semana do evento, e troféus e prêmios em dinheiro previstos em 30 mil reais.

Inscrições

Foram 794 filmes inscritos para as mostras competitivas e para a Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema. O recorde continua sendo dos curtas brasileiros, com 412 títulos. “Na mostra deste ano, percebemos um força ainda maior nos filmes
universitários, interiorização da produção, propostas radicais de linguagem e forte tendência de discussões políticas e estéticas”, comenta a coordenadora da seleção de curtas Ivonete Pinto.

-- --