dicas corpo exercicio horario de verao

O pneumologista do Centro de Medicina do Sono HCor, Dr. Pedro Genta, explica que a luminosidade do dia e uma rotina bem definida de horários para se deitar e se levantar são importantes para o relógio biológico se ajustar adequadamente. “A mudança do horário leva a um desajuste no relógio biológico. Manter os horários de dormir constantes, hábitos de vida saudáveis e atividade física ajudam na adaptação”, orienta Dr. Genta.

O impacto de adiantar o relógio em uma hora é sentido, sobretudo, por levar à redução do tempo de sono. “Nossa sociedade já vive sob certa privação de sono. Nos primeiros dias após o início do horário de verão, tendemos a dormir ainda menos. A privação do sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o infarto do miocárdio, além de levar ao cansaço e à sonolência”, diz o pneumologista do HCor.

Para se adaptar ao novo horário e manter a saúde, Dr. Genta orienta:

  • Resista ao máximo a cochilar durante o dia, pois isto pode dificultar o sono na noite seguinte;
  • Mantenha os seus horários de dormir e de acordar iguais ao antes do horário de verão;
  • Evite café, chá ou bebidas cafeinadas, sobretudo após o meio da tarde. A cafeína é um estimulante que vai dificultar a sua nova tarefa de se deitar mais cedo;
  • Diminua suas atividades próximo ao horário de dormir, a fim de que você esteja relaxado;
  • Uma refeição leve e saudável no jantar pode ajudar.
-- --