Saúde – Mamães que ficam gripadas após os filhos adoecerem

saude-mamae-gripada-dicas-cuidados-sortimentos-foto-600x350-foto-reproducao-internet
Elas são vistas como heroínas, sempre a postos para combater qualquer problema e ajudar aqueles que amam. Assim são as mães, protetoras, corajosas, fortes e afetuosas. Tudo poderia ser perfeito se elas pudessem realmente combater todos os males e tivessem uma espécie de armadura capaz de imunizá-las de todos os problemas de saúde. No entanto, elas também tem momentos de fragilidade, em que acabam contraindo doenças como gripes ou resfriados.

Essas doenças virais são comumente transmitidas de pessoa para pessoa. Por isso, é muito comum que, em uma relação entre mãe e filho, por exemplo, a mulher seja acometida pelo problema logo após a criança ficar doente ou no período de recuperação. “Além disso, como estão envolvidas nos cuidados das crianças e ficam muito próximos um do outro em ambientes fechados como quartos, as mães acabam ficando mais vulneráveis a infecções”, explica a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason.

Sendo assim, algumas medidas preventivas devem ser consideradas. “Prevenção é sempre a palavra de ordem. Por isso, é importante, no dia-a-dia, manter alguns cuidados, como lavar as mãos frequentemente, ingerir bastante água, ter uma alimentação saudável, não partilhar alimentos e objetos de uso pessoal e manter os ambientes sempre arejados e ventilados, a fim de se evitar a disseminação de vírus”, ressalta a médica.

QUANDO A MÃE FICA DOENTE…
As doenças infecciosas, como gripes e resfriados, se propagam principalmente por gotículas quando as pessoas espirram, tossem ou falam, podendo atingir a boca e o nariz dos indivíduos que estão próximos. É possível também contrair as doenças ao tocar um objeto ou superfície contaminados. Ao serem expostas, as mamães podem apresentar dor de garganta, febre, nariz escorrendo e entupido, espirros e dores musculares e de cabeça.

Abaixo, a médica explica quais as principais medidas a serem tomadas quando a doença já se instalou no organismo. Confira:

Descanso: Para a doença ir embora mais depressa a receita não muda. É repouso e ingestão de muito líquido, como água, suco de frutas naturais e chás;
Remédios: Existem medicamentos que auxiliam no combate aos sintomas da gripe e resfriados. Remédios associados à base de maleato de bronfeniramina (anti-histamínico) com cloridrato de fenilefrina (descongestionante nasal de uso sistêmico) descongestionam e diminuem a secreção nasal de forma rápida e eficiente;
Vírus: Não deixe o vírus se espalhar. Depois de usar lenços de papel para assoar o nariz, jogue-os no lixo imediatamente. Também não coma no mesmo prato ou use o mesmo copo dos filhos e das pessoas que moram na casa.
Higiene: lave as mãos com frequência.

Foto: Reprodução internet

-- --