Saúde – Ginástica Holística promove equilíbrio físico, mental e emocional ao praticante

saude-Ginastica-Holistica-2

Uma aula diferente de tudo que você possa imaginar quando o assunto é exercício para o corpo e a mente. Assim é a Ginástica Holística, que surgiu na França e propõe um trabalho individualizado respeitando o ritmo e os limites pessoais e desenvolvendo o potencial de cada um.

Os exercícios são realizados com bolas de diversos tamanhos, texturas, e rigidez; tubos e bastões de PVC; tijolos de madeira; fitas de nylon; faixas elásticas; tiras de silicone; saquinhos de bolas de gude; pesos em forma de bolas; discos para propriocepção; colchonetes e toalhas que permitem liberdade de movimento e imaginação. Baseada em movimentos suaves de efeito profundo e transformador, a Ginástica Holística possibilita ao praticante uma melhor percepção do próprio corpo, através do controle da respiração e o equilíbrio das massas de uma forma que a musculatura funcione de maneira uniforme.

saude-Ginastica-Holistica

A GH, como também é chamada, promove benefícios físicos e comportamentais como: melhor controle emocional, mais calma, atenção e foco, maior habilidade em gerenciar o estresse, maior capacidade de controlar a dor crônica, além de alinhamento postural, fortalecimento e flexibilidade, resistência e agilidade, aparência física harmoniosa, vitalidade e melhora da imunidade, prevenção e recuperação de lesões, diminuição das tensões, inflamações e dores.

Recomendada para todas as idades, a modalidade é indicada como método de apoio nas áreas de Reumatologia, Ortopedia, Neurologia, durante a gravidez e pós-parto, às crianças como proposta preventiva e lúdica, e também como atividade complementar às práticas artísticas que exijam precisão como o canto, a dança e a música, além de ser uma modalidade para pessoas com limitações físicas temporárias ou permanentes que ainda precisam e merecem de um local para se exercitar.

Foto: Divulgação

-- --