Saúde – Especialista alerta sobre cuidados com a asma no verão

saude-cuidados-asma-verao

Quem pensa que não é preciso seguir um tratamento rigoroso contra a asma no verão, está enganado. No calor, muitas vezes ocorre a diminuição da umidade relativa do ar e maior concentração de poeira e poluição atmosférica, o que pode causar crises em pacientes acometidos pela doença. As mudanças bruscas de temperatura e o uso prolongado do ar-condicionado são outros grandes inimigos dos asmáticos na estação mais quente do ano.

“A asma não é uma doença de inverno, como muitas pessoas pensam”, comenta o alergista Diener Frozi. “A variação climática, responsável pelo revezamento entre o ar frio e quente, gera o estreitamento dos brônquios, dificultando a respiração. A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica caracterizada por episódios recorrentes de tosse, falta de ar, desconforto torácico e dor no peito”, resume.

O especialista explica que a asma pode ser desencadeada ou agravada por contato com ácaros, poeira, poluição e fumaça. É preciso estar atento a ações para minimizar o contato com agentes que desencadeiam doenças respiratórias. “Medidas simples são fundamentais, como deixar o ambiente sempre bem arejado, com limpeza diária dos cômodos com aspirador, pano úmido sem produtos com cheio forte. Também é importante encapar colchões e travesseiros com tecidos próprios que constituirão uma barreira física contra o ácaro”.

Foto: Divulgação

-- --