Saúde – É dengue ou gripe? Entenda as diferenças

saude-gripe-dengue

Dores no corpo, mal-estar, desconforto, febre alta. Parece uma gripe, no entanto pode ser o início de uma das doenças mais temidas e comentadas atualmente: a dengue. A semelhança de sintomas costuma causar confusão entre as pessoas, principalmente no início da doença. Contudo, vale ressaltar: alguns aspectos tornam uma doença bem diferente da outra. Quem explica isso é o otorrinolaringologista, Cícero Matsuyama.

“As condições gerais do paciente são melhores nas infecções virais respiratórias, salvo algumas exceções. Sintomas como manchas avermelhadas pelo corpo, pontos avermelhados na mucosa nasal e oral, acompanhadas ou não de sangramento e dores intensas habitualmente não são sintomas de doenças respiratórias”, afirma. Segundo ele, tais sintomas devem ser investigados, pois há risco sim de o paciente estar infectado por algum vírus causado pelo mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika.

A confusão entre as doenças tem lotado prontos-socorros, bem como hospitais públicos e privados do Brasil. O médico alerta, no entanto, para a importância do diagnóstico clínico, complementado por exames. Somente um médico é capaz de avaliar se o caso é apenas uma gripe ou algo mais sério. Outra recomendação importante já é velha conhecida dos brasileiros: não tome remédios por conta própria. E isso vale tanto para uma quanto para a outra doença.

Foto: Divulgação