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Com as férias escolares é a hora de aproveitar o sol, a família, os amigos e praticar alguma atividade física durante o período. Já pensou em montar um pequeno roteiro e pedalar nas praças, parques e ciclovias da sua cidade?

Queridinho entre todas as faixas etárias, o ciclismo vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros, principalmente estimulados por ações de mobilidade urbana, como a criação de mais ciclovias e ciclofaixas.
Veja algumas dicas que podem evitar frustrações durante e após os percursos, além de melhorar o desempenho de quem quer colocar a bike para rodar:

· Use roupas e sapatos confortáveis

· Não se esqueça do protetor solar

· Capacete e acessórios de proteção são indispensáveis

· Beba bastante água e carregue sempre uma garrafinha com você

· Use meias de compressão

Como a grande maioria dos esportes, o ciclismo exige esforço mútuo e contínuo dos músculos, principalmente os da panturrilha. O excesso do exercício pode ocasionar fortes dores na região posterior da perna. Utilizar meias de compressão durante os trajetos promove um relaxamento gradual das panturrilhas e reduz espasmos musculares.
As meias de compressão melhoram o retorno venoso do sangue e aumentam o fluxo de oxigênio ao tecido muscular. Além do conforto durante o exercício, promovem uma melhor recuperação da musculatura após o esforço de uma prova ou treino ciclístico, minimizando as dores.

Segundo o  cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Gustavo Solano, “a utilização de meias de compressão na prática esportiva diminuem a vibração muscular e otimizam a coordenação durante o exercício físico, promovendo a eficácia do movimento”.

Foto: Divulgação

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