Festival Australia Now apresenta diversos espetáculos culturais gratuitos em São Paulo

festival Australia now
O festival Australia now apresenta diversos espetáculos culturais gratuitos  de 20 a 22 de maio de 2016 em São Paulo. Quem passar pelo Vale do Anhangabaú, no centro, poderá curtir a pirotecnia do grupo Pyrophone Juggernaut, e o espetacular “pirofone”, um instrumento que utiliza o som das chamas no interior de tubos metálicos para produzir música. Já o palco Alfredo Issa, na República, receberá todo o ritmo e a harmonia do grupo The Loop Lap – quatro solistas que utilizam tecnologias looping para criar um som multifônico.

Os amantes do Blues e do Rock and Roll terão a chance de assistir ao ícone da música australiana nos anos 70, Russel Morris, que vem pela primeira vez à América do Sul para lançar o seu disco Red Dirt – Red Heart, e celebrar os seus 50 anos de carreira. Para quem curte uma performance interativa, o impressionante espetáculo Everybody (Todo Mundo), do grupo de teatro de bonecos gigantes Snuff Puppets, explora a condição humana, do nascimento até a morte, e promove uma investigação metafórica, metafísica e mágica do corpo.

O programa é organizado pela embaixada australiana, em parceria com o Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália.

Programação Australia now – Virada Cultural

Pyrophone Juggernaut – Instrumento experimental onde a música é produzida a partir de ferro e fogo. Inventado em 1873, o “pirofone” utiliza o som das chamas no interior de tubos metálicos para produzir música. O Pyrophone Juggernaut é o maior órgão de fogo multi-oitavado do mundo e também um gigantesco instrumento de percussão, em formato de barco, com mais de dez metros de altura. Um espetáculo impressionante que vem às Américas pela primeira vez.
:: Sexta-feira – 20/5 – 18h30 e 20h30
:: Sábado e domingo – 21 e 22/5 – 20h, 0h, 3h e 4h
:: Local: Vale do Anhangabaú.

The Loop Lab – O projeto reúne quatro solistas – Tom Thum (beatbox), Linsey Pollak (sopros), Tjupurru (slide didgeridoo) e Ben Walsh (percussão) – que utilizam tecnologias looping para criar um som multifônico, ao vivo. Além das performances, o espetáculo traz humor, virtuosismo musical e as mais incomuns criações sonoras.
:: Sexta-feira – 20/05 – 18h
:: Local: Palco Alfredo Issa – República

Russel Morris – O artista é um dos maiores ícones do blues desde os anos 60 e grande estrela do hall da fama australiano. Morris vem ao Brasil para lançar o seu disco Red Dirt – Red Heart, e celebrar os seus 50 anos de carreira. Sua música possui grande influência do blues e do rock contemporâneos.
:: Sexta-feira – 20/5 – 17h30
:: Domingo – 20 – 15h30.
:: Local: Calçada da Fiesp, Avenida Paulista, 1313.

Snuff Puppets – Criado em 1992, o grupo australiano traz uma abordagem diferente do conceito de teatro de bonecos, com apresentações viscerais e frequentemente chocantes. O espetáculo Everybody (Todo Mundo) explora a condição humana, do nascimento até a morte, e promove uma investigação metafórica, metafísica e mágica do corpo. O ponto inicial do espetáculo é um boneco gigantesco de 26 metros.
:: Sábado e domingo – 21 e 22/5 – 20h30, 0h30, 12h e 16h
:: Local: Vale do Anhangabau.

Australia Now

Onze cidades brasileiras serão palco de uma grande celebração da cultura australiana no Brasil. O festival Australia Now promoverá atividades culturais inéditas no país para públicos de todas as idades. Performances e exposições aborígenes, músicos e artistas aclamados, espetáculos de dança, circo e teatro, cinema ao ar livre, eventos esportivos, gastronômicos e atrações divertidas e interativas para crianças e famílias.

A cada ano, o governo australiano promove uma programação cultural em um país relevante para a Austrália, com o objetivo de cultivar laços importantes e duradouros entre os dois países. Edições anteriores aconteceram na Índia, Vietnã, Indonésia e Turquia.

A expectativa é que mais de 700 mil pessoas tenham a oportunidade de assistir e vivenciar a fascinante cultura australiana no Brasil.