Salão Paranaense de Turismo 2017 : Ministério do Turismo reforça a importância da qualificação do trade

Teté Bezerra do Ministério do Turismo
Teté Bezerra do Ministério do Turismo destacou a importância da qualificação do trade na abertura do Salão Paranaense do Turismo

A qualificação profissional é uma poderosa estratégia de mercado e fundamental para o desenvolvimento do setor. A afirmação foi feita pela secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra, na quinta-feira (16.03.17) durante a solenidade de abertura da edição 2017 do Salão Paranaense de Turismo, no Expo Unimed Curitiba ( Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido ), na Capital paranaense. Teté, defendeu a preparação dos profissionais do setor como uma aposta certa para promover melhor os roteiros e consolidar os destinos.

“Quem trabalha com turismo, seja operador, guia, ou gestor, tem que estar preparado para receber bem. Este setor é uma atividade econômica que tem uma relação íntima com a qualidade dos serviços ofertados”, disse. “Saber comercializar os destinos traz uma maior competitividade”, completou.

Para o público formado por gestores municipais e federais, acadêmicos, imprensa e representantes do trade turístico, Teté Bezerra, detalhou os principais programas do Ministério do Turismo voltados para qualificação. Também reforçou a importância das parcerias e uma maior articulação entre os diversos setores para a definição das ações. “Os projetos têm que ser pensados para alcançar os mais diversos públicos e o ministério atua em parceria com os estados e municípios para definir melhor sua atuação”, garantiu.

Entre as iniciativas apresentadas pela secretária está o Pronatec Turismo Cidadão Técnico, o MedioTec, lançado este ano. Teté também falou sobre a modalidade de ensino à distância do Pronatec. A iniciativa atenderá os 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 182 cidades do Paraná, com a oferta de 25 cursos, que vão de recepcionista a operador de produção em unidade de tratamento de resíduos, passando por produtor de cerveja e idiomas como inglês e espanhol básicos.

REFORÇO – “A instituição trabalha para ver nosso associado e os profissionais do trade cada vez mais capacitados”, disse o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. “Participar de um evento como esse significa buscar oportunidade, novos negócios, conhecer novos produtos e destinos e novas ferramentas de trabalho. O turismo também é feito de relacionamentos”, concluiu.

NA PALMA DA MÃO – A plataforma Braços Abertos também foi destacada na apresentação. A iniciativa ofertará vagas ilimitadas e gratuitas para cursos de 80 horas sobre temas como prevenção à exploração sexual, educação ambiental e noções de direitos humanos, por exemplo. O conteúdo poderá ser acessado, já neste semestre, por smartphones, tablets ou qualquer dispositivo com acesso à internet.

Servidores municipais e estaduais que trabalham com turismo também poderão participar do curso de Qualificação para Gestores Públicos por meio da plataforma digital. Com 50 horas e vagas ilimitadas, a capacitação dará ênfase às áreas como de planejamento e legislação. A iniciativa está prevista para ser disponibilizada no segundo semestre de 2017.