Salão Paranaense de Turismo 2017: negócios e palestras no primeiro dia da feira da ABAV-PR

Sexta-feira (18.03.17) primeiro dia da edição 2017 do Salão Paranaense de Turismo teve feira de negócios e painéis e palestras diversificadas à agentes de viagens.

Negócios
Os estandes da Secretaria de Turismo de Santa Catarina e da MGM Operadora Turística movimentaram a feira. Na primeira, as realezas distribuíram guias e posaram para fotos com os visitantes. No segundo espaço, o agito foi para saborear os nachos oferecidos por um mexican bar de Curitiba.


O espaço da 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná concentrou as atenções dos agentes e operadores de turismo. O principal diferencial está na forma de apresentação dos atrativos de cada uma das 14 Regiões Turísticas do Paraná, com algumas apresentando produtos típicos. Na Mostra 2017, o litoral paranaense visa atrair turistas argentinos e paraguaios para a temporada de verão 2018. Tv apresenta vídeo com as principais atrações e projetos de infra estrutura. O Artesanato Rural também está presente em parceria com a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) além da divulgação do trabalho dos Guias de Turismo, em parceria com as entidades da categoria, Abgtur (Associação Brasileira dos Guias de Turismo) e Sindegtur (Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná). Entre os destinos divulgados na Mostra das Regiões Turísticas do Paraná destacamos dois eventos em Campo Mourão: a 27ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco ( prato exótico que tem preparo ritualizado, onde a carne, juntamente com legumes e temperos são enterrados em buracos aquecidos pela queima de lenha, resultando em iguaria única, que acontecerá de 5 a 9 de Julho de 2017, no Parque de Exposições Getúlio Ferrari e 3º encontro de Muladeiros que ocorrerá de 1 a 3 de dezembro de 2017

Criatividade e impacto visual
O espaço da Tap que está divulgando a  companhia aérea e o destino Portugal é ponto de visitação obrigatório. Dentro do bonde você pode fazer um passeio pelas ruas de Lisboa sob a ótica do motorneiro da Carris de Ferro.

A criatividade decorativa também gera cliques dos visitantes no estande do AeroMexico.

Programação técnica
Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual. A primeira palestra da tarde, Paula Fariña, que atua no Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina trouxe para o público ofertas tradicionais e novidades com o foco em Buenos Aires, como o uso de bicicletas e carros elétricos em lugares pouco visitados da região. Ainda na parte de destinos, a África e seus encantos também foram mostrados na palestra da representante e executiva da HIP Hotels Internacional Partners, Fernanda Doria, e do diretor da Akilanga Brasil, Ricardo Velasco. Eles apresentaram os serviços oferecidos, dicas de hospedagens e passeios mostrando que além dos safáris há opções de enogastronomia com excelente qualidade e preço. Vale destacar que a moeda brasileira é forte diante da Rande, moeda na África do Sul.

Representando os destinos nacionais, pela primeira vez o Maranhão marcou presença no evento, com a palestra do secretário adjunto de turismo do estado, Hugo Veiga. “Quero convencer os agentes de viagens a formatar novos produtos que agucem o interesse dos consumidores”, afirmou o maranhense.

O Paraná também não poderia ficar de fora da programação. No painel “Vitrine do Paraná Turístico – Motivos de Viajar”, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, apontou que a região possui um elevado potencial turístico, mas que ainda acaba apresentando ao público externo apenas o litoral, a capital Curitiba e a cidade de Foz do Iguaçu. “São ao todo 14 áreas de turismo no Paraná e é necessário falar sobre elas”, destacou. Complementando o tema, foi lançado o Programa de Incentivo ao Turismo Interno no Paraná. A ideia é incentivar as empresas a apostarem nos destinos emergentes do estado.

Na parte de qualificação sobre a profissão de agentes de viagens, o dia contou com três palestras. Para falar sobre a gestão do turismo nos dias atuais, o palestrante do ICCABAV, Lucio Oliveira, foi convidado. Oliveira acredita que o profissional precisa ser um empreendedor de seu próprio negócio, conhecendo todas as possibilidades para a realização de seu trabalho. “Visão de dono, coragem empreendedora e entender as competências do mercado é essencial para saber lidar com as tendências mercadológicas”, argumenta.

Em “Agente de Viagens vencedor & Motivado”, a palestrante do ICCABAV, Kelly Malheiros, destacou que superar as expectativas de quem o contrata é a chave para o sucesso, já que o agente de viagem é um consultor de experiências. Encerrando o tema, o consultor de expansão da Signature Brasil, André Berbéri, mostrou a importância das prospecções e o bom atendimento ao cliente. Berbéri defendeu que é preciso que o agente de viagens crie uma lógica no seu atendimento a fim de melhorar o processo de venda. O consultor também destacou a importância de ter fãs da empresa e serviço. Um fã tem uma compreensão muito maior que a aquela do cliente.

Distribuída em duas salas, a agenda de qualificação segue sua programação amanhã, dia 18 de março, com painéis e palestras.

Fotos : Kelly Knevels

SPT Salao Paranaense de Turismo 2017
O editor Fábio Juchen viaja a convite da ABAV-PR