Salão Paranaense de Turismo 2017 reuniu 3 mil participantes em feira de negócios, painéis, palestras e eventos paralelos

Salão Paranaense do Turismo 2017 - Foto : Kelly Knevels
Salão Paranaense do Turismo 2017 – Foto : Kelly Knevels

Evento reuniu na capital paranaense cerca de 3 mil participantes em feira de negócios, painéis, palestras e eventos paralelos

A ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finaliza a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.

Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR Pedro Kempe destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”.

Parceria
Foram parceiros estratégicos e apoiadores do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, ABIH Paraná, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná.

Palestras e painéis
Durante os dois dias de Salão 555 agentes de viagens puderam se qualificar e se atualizar sobre diversos âmbitos da profissão. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual. “Diante de uma programação intensa e variada, com duas salas simultâneas, palestras e painéis, tivemos um bom número de participantes, mas que ainda tem potencial para crescer. É de fundamental importância a criação de consciência por parte dos agentes de viagens acerca da oportunidade que eles têm em se aprimorar gratuitamente, no mínimo uma vez por ano, durante o evento”, destacou a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.

Mostra das Regiões Turísticas do Paraná
As belezas do Estado e seus atrativos turísticos foram destaque na 13ª edição da Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, principal evento paralelo ao Salão Paranaense de Turismo. A exposição trouxe um pouco de cada uma das 14 regiões, com ênfase em alguns pontos que já recebem muitos visitantes anualmente. Em 2017, a Mostra contou com uma novidade. Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia. Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu. “Pela 1ª vez realizamos um processo de escolha de quatro pontos turísticos, sendo um principal e três complementares. Com isso, ampliamos a divulgação do turismo no Estado, com mais destaques para os atrativos, cultura e gastronomia locais”, revelou o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes. Além dos atrativos turísticos, a Mostra também focou o artesanato rural, que é diferenciado e conta com parceria da Emater. “A gastronomia regional também esteve presente. Algumas regiões levaram produtos típicos para degustação”, comentou Vania Climinacio, diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo.

Caravanas
A edição 2017 do Salão teve nove roteiros de caravanas: Foz do Iguaçu – PR (Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava), Londrina – PR (Londrina, Imbaú, Ponta Grossa), Maringá –PR (Maringá, Imbaú, Ponta Grossa), Vale do Itajaí – SC (Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville), Araranguá – SC (Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Araquari), Florianópolis – SC (Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Araquari), Joinville – SC (Jaraguá do Sul, Joinville), Porto Alegre – RS (Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul) e Bauru – SP.

Circuito dos Pinhão
Com mais de três séculos de existência, Curitiba abriga surpresas que fascinam entre os seus espaços culturais, históricos, memoriais e endereços gastronômicos que remetem às várias etnias, revelando sua principal característica, a imigração. Nos seus arredores, podem ser descobertos muitos outros encantos gerados pela diversidade étnica do Paraná através da “Rotas do Pinhão”, que reúne atrativos culturais, gastronomia dos tropeiros, o Ecoturismo, o turismo rural, religioso e de saúde, eventos técnicos e comerciais da agropecuária à indústria, além de lazer com passeios em parques, rios e fontes de água natural.

Oktoberfest
Para fechar o evento, os participantes do Salão entraram no clima alemão com o lançamento do Circuito Oktoberfest Paraná 2017. Além da 2ª Oktoberfest de Curitiba, a ser realizada de 7 a 10 de setembro, também receberão o evento em uma primeira versão as cidades de Londrina (25 a 27/08), Ponta Grossa (01 a 03/09), Maringá (14 a 17/09), Cascavel (21 a 24/09) e Foz do Iguaçu (22 a 24/09). “Espero que o trade turístico aposte e receba o evento com a mesma simpatia que o público curitibano recebeu a edição de 2016. Assumimos a responsabilidade de fazer de nosso evento uma festa organizada com o mesmo carinho, atrativos, limpeza e organização da festa-mãe”, disse Susan Klein, idealizadora e organizadora do Circuito Oktoberfest Paraná 2017. O evento da Oktoberfest levou música, apresentação de danças alemães e chopp para a confraternização de encerramento do Salão que pela primeira vez aconteceu no próprio local do evento.

Futuro
O presidente da ABAV-PR Pedro Kempe adiantou em coletiva de imprensa que não estará na liderança da Associação na próxima edição. Na ocasião, confirmou que irá participar como colaborador do Salão Paranaense de Turismo 2018. A data da 24ª edição do Salão será definida em reunião da ABAV PR.

Fotos : Kelly Knevel

SPT Salao Paranaense de Turismo 2017
O editor Fábio Juchen viaja a convite da ABAV-PR