saude-tosse-gripe-criancas-sortimentos-1

Sintomas da doença podem ser confundidos com resfriados, sinusites, rinites, pneumonia e até com doenças crônicas em estado inicial.

Estou todo dolorido. É gripe?

Dor no corpo

A gripe (influenza) é uma doença respiratória aguda causada por agentes virais chamados Vírus Influenza, a qual se caracteriza por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, mialgia (dor muscular), calafrios e sintomas respiratórios, principalmente tosse seca, dor de garganta e coriza. A resolução dos quadros não complicados pode ocorrer em sete dias, mas a tosse pode persistir por até duas semanas.

“Uma característica importante da influenza é sua sazonalidade. Na maioria dos países de clima tropical, os surtos podem ocorrer em qualquer período do ano, enquanto nos locais de clima temperado é um agente típico do inverno. Em nosso País, ocorre com mais frequência no fim do outono e durante o inverno. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa através de grandes partículas eliminadas através da tosse ou espirro, além da contaminação de superfícies”, afirma o infectologista Fláubert José Serra de Farias.

E esse nariz entupido, gente?

Nariz entupido

Diferente da gripe, que possui sintomas sistêmicos, o resfriado é um quadro agudo mais leve e autolimitado, com sintomas mais localizados no trato respiratório superior. “É a doença mais comum que acomete o homem, sendo as crianças menores mais suscetíveis, pois não apresentam imunidade adquirida para a maioria dos vírus causadores do resfriado comum”, disse Fláubert. O Rinovírus é o agente etiológico mais comum (50% dos casos), mas outros vírus também podem causar resfriado: coronavírus, vírus sincicial respiratório (principal agente causador da bronquiolite), parainfluenza, adenovírus, entre outros. Até mesmo o vírus Influenza pode causar resfriado.

Os casos são mais prevalentes nos meses de inverno e início da primavera nos países de clima temperado, ao passo que nos países de clima tropical ocorre nos meses chuvosos. Os sintomas consistem em coriza (geralmente clara), obstrução nasal, espirros e sensação de garganta arranhada. A tosse pode ou não estar presente. A febre não é um sintoma comum em crianças maiores e adultos, mas pode estar presente nas crianças pequenas. Se resolve em cinco a sete dias nas crianças maiores e adultos e em dez a 14 dias nas crianças menores.

Uma tosse seca e meu nariz não para de escorrer

Tosse

Suspeita-se de sinusite quando ocorre uma persistência por mais de dez dias de sintomas residuais após uma gripe ou resfriado, sem evidência de melhora nos últimos dias. Os sintomas persistentes mais comuns são coriza (geralmente mais esverdeada e espessa), congestão nasal e tosse (piora à noite, geralmente é seca e não produtiva). O estado geral, a disposição e o apetite estão pouco comprometidos na maioria dos casos. Entre os fatores de risco mais comuns para sinusite, pode-se destacar: resfriados e gripes, rinite alérgica, asma, fumaça de cigarro, natação em piscina com cloro, poluição ambiental excessiva e mergulho.

Essa febre e mal estar não passam

Febre

As pneumonias são infecções pulmonares que se manifestam por febre, tosse e dificuldade respiratória associada à presença de alterações típicas na radiografia de tórax ou ausculta respiratória característica. Podem ser causadas por vírus, bactérias e outros agentes atípicos. Geralmente ocorre infecção das vias aéreas superiores precedendo o quadro pulmonar. Os sinais e sintomas podem ser variáveis, de acordo com a idade do paciente e o agente etiológico.

E, de repente, do nada, meu nariz entope de novo

sintomas-de-gripe-espirro-inverno-2014

Espirro

A rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica) é uma inflamação no tecido do nariz e de estruturas adjacentes, decorrente de exposição a alérgenos. É clinicamente caracterizada por um ou mais dos seguintes sintomas: coriza, espirros, prurido e congestão nasal. Tais manifestações podem ser intermitentes ou persistentes.

Essa doença está insistente, melhor investigar

Espirro 2

É preciso ter muito cuidado na hora de diagnosticar a gripe. Muitas doenças, inclusive crônicas, podem se confundir com a Influenza em um primeiro momento. A leucemia, por exemplo, causa, inicialmente, febre, fadiga e calafrios, por isso é preciso realizar exames específicos.

Assim como a leucemia, catapora, Doença de Lyme e linfoma têm sintomas muito parecidos, como febre, cansaço, perda de peso, calafrios, mal estar e dores de cabeça.

Portanto, é fundamental que um médico seja visitado para que exames sejam feitos e um diagnóstico correto realizado.

-- --