Sabores de Canela 2015 – Roteiro gastronômico vai até domingo, dia 2 de Agosto

Sabores de Canela 2015 festival gastronomico Sabores de Canela 2015

O Sabores de Canela 2015 – roteiro gastronômico que reúne pratos cujo toque especial é a iguaria que dá nome à cidade, mobiliza até domingo, dia 2 de agosto de 2015, 22 estabelecimentos localizados na cidade encantadora da Região das Hortênsias, na Serra gaúcha.
Desafio de utilizar a canela ao encanto do paladar
Um tempero  marcante que não passa despercebido ao paladar.

A Cervejaria do Farol, que participa pelo terceiro ano consecutivo do Sabores de Canela é um dos estabelecimentos que aceitou o desafio de elaborar um prato com a iguaria mais especial da região. O gerente comercial da Cervejaria do Farol, Paulo Augusto Soares comenta que a elaboração do prato desta edição do Sabores de Canela, o “Schinitzel Pimenta com Canela” foi feita em conjunto com Mateus José da Silva e Juarez Colmann. “Canela é um insumo que precisa de muito cuidado ao usar, porque se colocar demais ela neutraliza o gosto dos outros ingredientes”, explica. Para ter esse cuidado, Augusto conta que optaram por usar a Canela como base para um molho. “Colocamos junto no arroz brócolis que tem um sabor mais discreto, pois caso a canela se sobressaísse, ele amenizaria”.

Outro fator importante para a elaboração do prato da Cervejaria foi, claro, a combinação do mesmo com as cervejas da casa. Além disso, Paulo destaca que o diferencial do Farol é a preparação da equipe. “Toda nossa equipe participou do treinamento para o Sabores de Canela, promovido pela ACIC. Nossa equipe da cozinha e os garçons são instruídos para saber o prato que estão servindo aos clientes, eles experimentam antes, até para poderem tirar suas próprias percepções, e pensar sobre as nuances de aroma e textura”, comenta.

Paulo enfatiza também a importância da adaptação ao gosto do cliente. “Nossos garçons também estão orientados a perguntar a preferência dos clientes, se querem com um toque mais sutil de canela, ou mais forte, além de fazer o equilíbrio desse tempero com a pimenta”. E a atenção ao paladar do cliente também passa pela customização do prato e a elaboração do mesmo com ingredientes selecionados e de alta qualidade. “O molho em termos de consistência lembra bastante um Demi-glace, já o filé grelhado é um clássico que agrada a maioria dos paladares”, acrescenta Paulo.

O gerente declara que no início a equipe pensou que o período do roteiro fosse muito longo, “hoje percebemos que o tempo de duração é favorável para abranger todos os tipos de clientes, desde o local, até o turista e aqueles que vêm de Porto Alegre ou mesmo outras regiões”, explica.

Outro empreendimento que aceitou o desafio foi o Restaurante Mirabelle do Hotel Continental. O gerente de Alimentos e Bebidas do restaurante, Gilmar Alves Ferreira conta que o roteiro gastronômico Sabores de Canela já se incorporou à rotina do restaurante. O Mirabelle participa desde a primeira edição do evento e para esta vez elaborou uma “Costela Suína com Purê de Cenoura e Batata Doce, Abacaxi com Canela ao Molho do Chef”.

O restaurante oferece uma carta regional e outra internacional, com destaque para filés, peixes e frutos do mar, entretanto, durante o roteiro, o primeiro prato do cardápio é o que integra o Sabores de Canela. “Deixamos sempre o prato do Sabores em destaque, é como se fosse uma sugestão da casa”, explica.

Com tantos anos de participação, o Hotel Continental também integra o roteiro com uma receita de café da manhã, o “Bolo de Maçã com Canela”. Gilmar conta que a cada edição a intenção é levar variedade nos pratos, porém a carne suína, o gerente comenta que foi escolhida mais uma vez por facilitar o uso de temperos. “Buscamos um ingrediente que aceitasse bem o agridoce e que harmonizasse os temperos sem interferir no sabor do prato”, diz.

Além da satisfação em proporcionar um delicioso prato para seus hóspedes e clientes, Gilmar destaca a importância da participação no evento por gerar visibilidade ao restaurante. “Pelo fato de sermos um restaurante de um hotel, nosso foco não é a comercialização do prato em si, mas aproveitamos muito o marketing que o evento proporciona tanto para o hotel como para a cidade”, enfatiza.

Participantes e pratos no Sabores de Canela 2015
:: Restaurantes  Cantina 28 –  Strogonoff de Carne com Canela
:: Casa da Serra – Tortelone Serrano ao molho de Canela
:: Empório Canela – Lombo Suíno Empanado no Panko
:: Churrascaria Espelho Gaúcho – Salame de Chocolate com Calda de Canela
:: Cervejaria Farol – Schinitzel Pimenta com Canela
:: Frau Batata – Nhoque de Batata Doce Roxa com Canela e Lascas de Frango ao Molho Bechamel
:: Restaurante Galangal – Risoto Negro com Salmão em Crosta de Amêndoas
:: La Finestra – Torta de Maçã e Canela La Finestra
:: Magnólia – Carré de Cordeiro com Polenta Tostada, Queijo Gruyere e Azeite de Hortelã
:: Restaurante Tucano – Peixe com emulsão de Graspa e Licor de Canela
:: Restaurante Mirabelle Hotel Continental – Costela Suína com Purê de Cenoura e Batata Doce, Abacaxi com Canela ao Molho do Chef
:: Restaurante Panorâmico Hotel Laje de Pedra – Blinis de Batata Marinado com Canela
:: Pousada Blumenberg – Torta de Abacaxi e Canela
:: Pousada do Bosque – Sonho Bosque de Leite Condensado e Canela
:: Pousada Canela – Torta de Canela com Recheio de Doce de Leite e Banana
:: Hotel Continental – Bolo de Maçã com Canela
:: Pousada Don Ramón Solar – Bolo Esplêndido de Canela
:: Pousada Encantos da Terra – Torta Delícia de Maçã sem Lactose
:: Pousada Jardim Azul – Kuchen di Cannella
:: Hotel Laje de Pedra – Käsekuchen de Canela e Doce de Leite
:: Pousada Villa Alegro – Torta de Maçã com Canela Allegro

-- --