Rio Grande do Sul : ‘Rota dos Patrimônios – 100% Natureza’ inclui Unidades de Conservação

Rota dos Patrimonios - 100% Natureza Turismo

‘Rota dos Patrimônios – 100% Natureza’

Novo produto turístico no Rio Grande do Sul

No dia 05 de dezembro será lançado no PARTAGE Shopping Rio Grande, a ROTA DOS PATRIMÔNIOS – 100% NATUREZA que promete proporcionar um novo momento para a Região Turística da Costa Doce, que inclui cidades de Tavares, São José do Norte e Rio Grande, localizadas na Região Sul do Rio Grande do Sul.

A novo roteiro turístico é composto por quatro Unidades de Conservação: Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste, Área de Proteção Ambiental dos Botos da Lagoa dos Patos e Estação Ecológica do Taim. Estão envolvidas neste novo produto turístico as agências/operadoras de Turismo Receptivo Lagoas Expedições, Laguna Sul e Minéia Turismo que integram o Projeto Costa Doce Natureza, do SEBRAE/RS. A rota é a pioneira no conceito do pós-luxo no Rio Grande do Sul, cujo objetivo é valorizar produtos e serviços locais que sejam únicos, genuínos e especiais. A ideia de pós-luxo surgiu para satisfazer justamente as pessoas ávidas por produtos ou serviços diferenciados, mas que sabem reconhecer o real valor das vivências e dos momentos.

A “ROTA DOS PATRIMÔNIOS – NATUREZA 100%”, visa o fortalecimento do desenvolvimento turístico regional dos municípios da Costa Doce do Rio Grande do Sul, como Tavares, São José do Norte e Rio Grande.

Parque nacional da Lagoa do Peixe em Tavares
Quase no final do Brasil, no Sul do Sul, encontra-se o “Paraíso das Aves”. A Lagoa do Peixe, uma que tem no máximo 60cm de profundidade e possui uma riqueza de alimentos. As águas salgadas do mar, na Costa Litorânea gaúcha, encontram-se com a água doce da Lagoa do Peixe. Este encontro combina muito bem para desenvolver nutrientes que ficam disponíveis para milhares de aves. São as famosas “migratórias” vindas do Hemisfério Norte, EUA e Canadá em direção ao Hemisfério Sul, Patagônia Argentina.

Refúgio de vida silvestre do Molhe Leste em São José do Norte
Local para observar os pinípedes. Lobos e leões marinhos vindos da Costa do Uruguai que param no local para alimentar-se e descansar tranquilamente. Estes animais encantam pela sua delicada aparência.

Você sabia?
Os lobos e leões marinhos possuem o hábito de parar na beira da praia para descansar. Nesses casos não há necessidade de interferência humana. Aconselha-se não se aproximar!

Estuário da Lagoa dos Patos
Momento para encontrar-se com os botos do Estuário da Lagoa dos Patos. Eles são reconhecidos pelos pesquisadores que fazem o monitoramento destes queridos mamíferos aquáticos. Os mesmos tem até nome.

Estação ecológica do Taim
Seguindo o rumo da Rota dos Patrimônios, chega-se a mais um paraíso exótico que é a beleza única dos banhados do Taim! É uma das principais áreas do mundo como espaço de conservação ambiental.

.