Presidente da FIMMA Brasil, Rogério Francio, comenta a edição 2017

Rogéerio Francio - Presidente da FIMMA Brasil 2017 - Foto Carlos Ferrari
Rogéerio Francio – Presidente da FIMMA Brasil 2017 – Foto Carlos Ferrari

Na tarde de sexta-feira (31.03.17) o editor de sortimentos.com, Fábio Juchen, conversou com o carismático Rogério Francio, presidente da edição 2017 da Fimma Brasil – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, que começou na terça-feira (28.03.17) e termina hoje (31.03.17), em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Durante o bate-papo falou sobre os principais destaques da quinta maior feira do mundo no segmento moveleiro.

Surpreendente
A Fimma Brasil alcançou resultados surpreendentes e positivos. A feira promovida pela Movergs, teve mais de 25 mil visitantes, 360 expositores, 500 marcas e negócios aproximados de US$ 290 milhões. Números expressivos para um cenário econômico que aponta crise na maioria dos segmentos. “Durante a pré-feira, trabalhamos em equipe, com determinação para alcançar nosso objetivo que era, e é, apoiar e fomentar o desenvolvimento do setor”, destacou o presidente da edição 2017, Rogério Francio. O resultado foi a superação das expectativas de todos os envolvidos, tanto organizadores, quanto expositores, com o alcance das metas projetadas inicialmente. Uma delas foi a de volume de negócios realizados. “Estimávamos fechar em US$ 290 milhões, e conseguimos”, informou o executivo.

Projeto Comprador
O Projeto Comprador teve 1,2 mil rodadas de negócios concretizadas – 50% a mais do que a quantidade realizada na edição de 2015. A ação estratégica trouxe para o Brasil 50 compradores internacionais de países como: Estados Unidos, México, Panamá, Chile, Colômbia, Peru, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Uruguai, Bolívia e África do Sul. “Isso representa US$ 3,3 milhões em negócios efetivados só na feira”, informou Rogério Francio, presidente FIMMA Brasil 2017.

Para definir os participantes, a FIMMA prospectou 440 compradores até chegar ao número citado. Entre os critérios que definiram os escolhidos estavam representatividade, segmento de trabalho e aceitação junto às empresas. “Ainda há a previsão de mais US$ 20 milhões nos próximos 12 meses, a partir dos encontros e contatos promovidos aqui”.

Estreias
O presidente também destacou que dos 360 expositores e das 500 marcas presentes, 30% são empresas que nunca tinham expostos na feira. “Esse dado demonstra que os novos expositores acreditaram no potencial do nosso evento e na retomada da economia nacional”, validou, e completou: “Crise e oportunidade andam juntas, mas sempre preferimos navegar nas ondas da oportunidade”.

Frente ao entusiasmo e positivismo demonstrado pelos participantes desta edição e pelos profissionais ligados a cadeia moveleira, Francio acredita que a FIMMA Brasil passa a ser uma alavanca de melhoria nos negócios do mercado interno brasileiro. “Ela está sendo o ânimo para os moveleiros que, nos últimos dois anos, vêm sofrendo tanto”.

Conhecimento
Para Francio, a FIMMA Brasil 2017 foi caracterizada pela disseminação de informações e conhecimentos sobre temas atuais, tecnologias, inovação, novos produtos ligados ao setor e também pelos bons resultados comerciais. “É uma satisfação perceber a quantidade de empresários – desde os micro e pequenos, até os grandes – focados em melhorar a qualidade de suas empresas”. “Mais de 4,5 mil pessoas assistiram as apresentações e exposições. Isso demonstra a preocupação do setor em se aprimorar, visando a excelência”, pontuou Francio.

Fimma 2019
Em coletiva de imprensa na quinta-feira (29.03.17), que reuniu quase 30 jornalistas e formadores de opinião do Brasil, Índia, Canadá, México, Espanha, Itália, Chile e Argentina –, Rogério Francio anunciou a data da próxima edição da FIMMA Brasil, que ocorrerá de 26 a 29 de março de 2019.

Fabio Juchen Feira Fimma Brasil 2017

  • Fábio Juchen é editor chefe dos sites sortimentos.com
-- --