Giro pelo Rio Moda Rio, nova semana de moda carioca

Xuxa e Silvia Pfeifer - Rio Moda Rio - Agência FotoSIte
Xuxa e Silvia Pfeifer foram as atrações do desfile de abertura do Rio Moda Rio na terça-feira (14.06.16) – Agência FotoSite

O Rio Moda Rio, com curadoria do estilista Carlos Tufvesson, agita de 14 a 18 de junho de 2016, os Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro / RJ. A semana de moda de carioca é aberta ao público e reúne diversos segmentos que traduzem a moda, como gastronomia, música, palestras e pop up stores.

INGRESSO
O Rio Moda Rio é “chegar, ficar à vontade e acompanhar”. A entrada custa R$65 (inteira) e o visitante tem acesso a área de exposições, palestras e shows. O público que passar pela Praça Mauá pode assistir em um telão instalado no centro da praça, ao vivo, aos desfiles, palestras e shows.

Rio Moda Rio - Desfile Lino Villaventura - Agencia FotoSite
Lino Villaventura mostrou sua coleção na quarta-feira (15.06.16) primeiro dia do Rio Moda Rio – Foto Agencia FotoSite

DESFILES
Os desfiles começam diariamente às 16h e seguem até às 21h, sendo quatro apresentações por dia. No total, 14 marcas estarão nas salas do evento, sendo: Guto Carvalhoneto, Martu, The Paradise, Lenny Niemeyer, Osklen, Isabela Capeto, Patrícia Viera, Andrea Marques, BlueMan, Mara Mac, Maria Filó, Ivan Aguilar, Alessa e Lino Villaventura. O acesso à sala de desfiles é de acordo com convites distribuídos pelas grifes.

A Osklen que há anos não desfila suas coleções no Rio de Janeiro, fará desfile no dia 17 de junho, no Museu do Amanhã, com possível pôr do sol como pano de fundo. No mesmo dia, Ivan Aguilar mostra sua coleção multicolorida no Palácio Tiradentes. Já Maria Filó leva suas criações para desfile inédito no Museu de Arte do Rio (MAR).

PALESTRAS
No dia 16, às 19h, será a vez de saber mais sobre a Economia Criativa na Indústria de Moda com Gabriel Bichara. Para encerrar o ciclo de palestras, dia 17 de junho, às 19h Ariane Alves e Milena Cariello falarão sobre o Cenário Moda Praia.

SHOWS
No dia 16, se apresenta o rapper Dughettu, um dos artistas mais atuantes do hip hop, e no dia 17, a cantora e compositora Tiê embala a noite com sua voz doce e tom suave.

POP UP STORES
Uma área dedicada a experimentação — Espaço Experimente — um mercado com 10 marcas alternativas. Algumas oferecem ao consumidor a possibilidade do “See Now Buy Now”, uma tendência mundial na qual parte das criações apresentadas na passarela poderão já ser adquiridas.

Rio Moda Rio - Exposição de Joias - Foto Vicent Rosenblatt
Rio Moda Rio – Exposição de Joias – Foto Vicent Rosenblatt

MODA E DESIGN
O Rio Moda Rio e o Consulado da França apresentaram na quarta-feira (15.06.16), o evento “Quando a moda e o design se encontram”, no Maison de France, para convidados. Durante o coquetel, Yara Figueiredo apresentou sua nova coleção de joias feitas com madeira, pena e ouro. Entre os convidados, estiveram presentes o estilista Carlos Tufvesson, o designer Zanini de Zanine e o cônsul geral da França Brice Roquefeuil.

Estilista Carlos Tufvesson - Foto Vicent Rosenblatt
Estilista Carlos Tufvesson – Foto Vicent Rosenblatt

ABRE ASPAS
“A moda passa por um processo de transformação, e a proposta do Rio Moda Rio é tirar a midiatização, o efeito de divulgar a moda no momento dos lançamentos, que são apenas destinados aos profissionais do setor, e trazer para quando essa coleção estiver disponível para o público” diz Carlos Tufvesson, curador do Rio Moda Rio.

Mesmo cobrando ingressos e com distribuição de convites para acesso às salas de desfiles, Tufvesson afirma que deseja democratizar a moda. “O público precisa acompanhar de perto, pois tudo o que estamos fazendo é para ele. É para que ele tenha acesso a um conteúdo inédito também em primeira mão. Se quiser entrar, temos a venda de ingressos, mas para quem estiver passando, o telão funcionará como um trampolim para o evento e dará acesso ao que de melhor teremos lá dentro”, destaca o estilista.

-- --