Inverno 2016 ficará na média histórica de temperaturas e precipitações

Rio Grande do Sul -  Foto Fernando Dias - SeCom RS
Rio Grande do Sul – Foto Fernando Dias – SeCom RS

O inverno 2016 deve ter temperaturas e precipitações dentro da média histórica para o período. É o que aponta o boletim trimestral divulgado na quarta-feira (4.5.16) pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Para os meses de maio, junho e julho, a previsão é de pouca variação nos padrões de precipitação e temperatura, com entrada de massas de ar mais intensas que podem causar dias com temperaturas baixas e ocorrência de geadas, características climatológicas deste período.

No entanto, de acordo com dados apresentados pelo boletim, a temperatura superficial do mar, que vinha registrando anomalias positivas – o que caracteriza o fenômeno El Niño -, está com tendência de inversão desse padrão, apontando para um possível evento La Niña a partir do final do inverno.

O documento relaciona uma série de orientações para os produtores de diversas culturas adotarem no período. Todas as indicações são baseadas nos dados obtidos pelas instituições relacionadas à agropecuária e meteorologia no Estado, como a Fepagro, a Emater/RS-Ascar e o Irga.

-- --